O Comitê Permanente da Conferência Episcopal Chilena (CECH) publicou uma reflexão para a próxima campanha eleitoral que antecedem as eleições gerais no país, pedindo aos candidatos transparência em suas propostas e aos eleitores, responsabilidade na decisão de seu voto.

Com o título "Responsabilidade e transparência no processo eleitoral", os bispos lembraram que "o voto é um modo privilegiado de exercer esta responsabilidade, informada, refletida, e exercida em consciência, e quem é cristão esclarecer à luz do Evangelho de Jesus Cristo".

Depois de assinalar que "a Igreja valoriza a quem dedica sua vida à atividade política", os bispos animaram os candidatos a preparar-se para servir ao povo e exercer seus eventuais cargos "com esquecimento do próprio interesse e de tudo ganho venal".

Os prelados asseguram que "é um direito e um dever dos cidadãos conhecer o mais inteiramente possível os programas dos candidatos e candidatas, assim como os valores e critérios em que se sustentam".

"Em particular, destacamos que sejam propostas concretas para promover uma maior igualdade, que supere as escandalosas desigualdades sociais, econômicas e culturais existentes em nosso país e procurem fortalecer a família como o principal espaço de humanização. É necessário que formulem políticas favoráveis à vida, à educação, à saúde, aos trabalhadores e às pessoas da terceira idade. É dever de quem postula apresentar as de maneira oportuna, transparente e clara, pois as promessas eleitorais constituem um autêntico compromisso com o país, especialmente com aqueles cujo presente e futuro depende, em grande medida, do fiel e eficaz cumprimento delas", esclarecem.

Os bispos auspiciam que "este tempo prévio às eleições seja uma oportunidade de discernimento, para escolher com sabedoria a aquelas pessoas que melhor possam trabalhar na busca do bem comum, fomentando o diálogo e o entendimento".

Por isso, chamam "os meios de comunicação social que em seu serviço ao bem comum abram espaços para diálogos profundos e serenos, que permitam aos cidadãos discernir as coincidências e as diferenças entre os candidatos e candidatas".

Finalmente, os bispos pedem a todos deixar-se animar e questionar pelo testemunho de santidade do Padre Alberto Furtado, "por seu serviço aos mais pobres e abandonados, por sua contribuição a pensar criativamente nosso país, por sua capacidade de diálogo e sua palavra franca".