Na localidade alemã de Schoenstatt (perto de Coblenza) inaugurou-se o Festival Internacional da Juventude, como preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Ao Festival assistem uns dois mil e 500 jovens procedentes de quase 40 países do mundo.

O Bispo de Tréveris, Dom Reinhard Marx, manifestou na Eucaristia de inauguração celebrada no Santuário de Schoenstatt, que este festival significa o início da JMJ em sua diocese.

O prelado se dirigiu aos jovens lembrando-lhes que “o Santuário é um lugar especial para o encontro com Deus em nossa vida. Aqui María, a Mãe do Senhor, toma em suas mãos na Aliança de Amor. Ela conhece suas preocupações e necessidades, Ela sabe de seus temores –adicionou que María- nos fortalece, ela nos guia para Cristo, que é a vida mesma".

Convidou aos jovens para acolher  o que já têm descoberto como um “tesouro para suas vidas” e que deve “ser irradiado continuamente”.

Dom Marx ressaltou a massiva presença de jovens latino-americanos que assistem à JMJ, agradecendo sua assistência como um testemunho para os jovens alemães e de países próximos organizadores da Jornada, lhes agradecendo“porque colaboram na construção da Igreja do futuro, o reino de Deus no mundo”.