Os representantes da comunidade judaica que receberão o Papa Bento XVI em sua primeira visita a uma sinagoga, consideraram que o gesto do Santo Padre é um passo histórico para o diálogo judaico-cristão.

Em sua próxima visita à Alemanha, Bento XVI visitará a sinagoga de Colônia para recordar as vítimas do Holocausto junto com o rabino Netanel Teitelbaum. O Papa estará acompanhado pelo Cardeal Joachim Meisner, Arcebispo de Colônia, e o Presidente da Conferência Episcopal Alemã, Cardeal Karl Lehmann.

Um representante da sinagoga afirmou que com a primeira visita papal a um templo judaico na Alemanha, o país do nazismo, o Papa Bento XVI deu "um primeiro sinal no diálogo judaico-cristão".

Conforme informou a comunidade judaica, participarão do ato o embaixador de Israel na Alemanha, Shimon Stein, o Ministro alemão do Interior, Otto Schily, o Primeiro-ministro da Renania do Norte-Westfalia, Juergen Ruettgers, e o Presidente do Comitê Central dos Judeus na Alemanha, Paul Spiegel, além dos líderes dos partidos políticos e da igreja luterana.