Em uma mensagem de vídeo divulgada por ocasião do 25º aniversário da comunidade “Novos Horizontes”, o Papa Francisco convidou a não perder a memória do que Deus fez no passado nem a esperança no futuro.

No vídeo dirigido às crianças membros de “Novos Horizontes”, organização que tem como objetivo enfrentar situações de exclusão social realizando ações de solidariedade e de ajuda aos que estão em graves dificuldades, o Santo Padre explicou que um aniversário exige “de nós memória e promessa”.

“Recordem-se do bem que Deus fez na instituição e também aquilo que Deus fez em suas vidas. Nunca devemos perder a memória. Na memória vocês encontrarão Deus: o Deus que te acompanhou, que te fez crescer, que te levou, como diz Deuteronômio, na solidão... ele te tirou de uma solidão cheia de ‘bramidos de regiões desoladas’, com os cães – e isso é lindo –, e te conduziu até agora”.

Em seguida, convidou à esperança. “E depois olhar para o futuro, porque a vida não termina aqui. Nenhum de vocês nasceu para ser ‘solteirão’ ou ‘solteirona’ em um sentido espiritual”.

“Talvez muitos de vocês não se casem, mas devem ser fecundos e dar esta sua alegria como fecundidade aos outros. Memória e esperança de fecundidade. Tantas coisas bonitas neste aniversário! E que o Senhor abençoe vocês. Rezem por mim que eu tenho necessidade disso. E não percam o senso de humor”, finalizou o Papa.

A comunidade “Novos Horizontes” nasceu em 1994, com uma proposta de percurso de reconstrução integral da pessoa em situação de exclusão, unindo a dimensão psicológica com a humana e espiritual.

Confira também: