Em um novo giro à polêmica suscitada em torno das controvertidas declarações do grupo musical evangélico RESGATE contra o Papa Bento XVI, os organizadores alemães da Jornada Mundial da Juventude assinalaram que a banda finalmente tocará no concerto de clausura do evento.

Na terça-feira, fontes da JMJ informaram que, como resultado das declarações contra o Papa publicadas pelo portal chileno 123.cl, o grupo RESGATE tinha sido eliminado da lista de artistas. 

Nessa quinta-feira, entretanto, os organizadores do evento assinalaram que a notícia do retiro da banda se deveria a um “mal-entendido interno”.

“Logo depois de uma elucidação por parte do Grupo RESGATE em relação aos juízos que lhes atribuem e a uma investigação intensiva da nossa parte das circunstâncias e transfondo das opiniões vertidas na referida entrevista, não vemos razão  nenhuma  para tirá-los do programa” assinalou o escritório da JMJ, conforme revelou a agência alemã Netzeitung.

“Trata-se de uma má interpretação das opiniões vertidas”, adiciona o comunicado dos organizadores.

RESGATE, enviou uma carta oficial aos Organizadores da XX Jornada Mundial da Juventude em que assinala que  “desde a Espanha, o país onde nos encontramos em tour neste momento, não podemos mas que lhes fazer saber nossa consternação pelas notícias que estão circulando sobre supostas  declarações nossas em contra do Papa Bento XVI”.

“Sentimos que as declarações que nos atribuem referentes ao Papa, extraídas de uma entrevista feita no Chile e que foram vertidas em diferentes meios de comunicação, foram tiradas totalmente fora do contexto”, diz o texto.

“Muitas das frases que atribuem a Resgate –diz a nota explicativa- em realidade foram frases utilizadas pela pessoa que fez a entrevista ao momento de formular suas perguntas”.

Nunca foi nossa intenção desqualificar ou ridicularizar ao Papa, nem desacreditar sua autoridade como autoridade máxima da Igreja Católica Apostólica Romana, nem subestimar sua influência como o líder mundial que é, e é por isso que humildemente lhes pedimos perdão se é que involuntariamente ofendemos a alguém em alguma maneira”.

“Finalmente –conclui o comunicado-, com respeito ao Papa Bento XVI, respeitamos sua investidura como Chefe espiritual da Igreja Católica, e não quisemos em nenhuma maneira ofender sua figura. Estamos orando por ele, para que possa ser usado grandemente por Deus todos os dias de sua vida e em especial nesta Jornada Mundial da Juventude, onde milhões de jovens se reunirão para escutar suas palavras”.

A entrevista original de RESGATE pode ver-se em: http://musica.123.cl/escena/rescate.htm