A casa natal de Joseph Ratzinger na pequena vila bávara de Marktl am Inn se converterá em um museu dedicado ao Papa Bento XVI, anunciaram as autoridades municipais do lugar.

O prefeito do Marktl am Inn, Hubert Gschwendtner, informou que o conselho municipal aprovou nesta quarta-feira a norma  que destina o imóvel a ser um museu, logo depois de saber-se que sua atual proprietária,  Claudia Dandl, anunciasse sua intenção de vender o imóvel.

A decisão do município é para evitar que a casa termine em mãos de pessoas inescrupulosas, especialmente logo que um cassino norte-americano pagasse mais de 200,000 dólares por um velho veículo de segunda mão que foi de propriedade do atual Pontífice.

Embora o município conserva a primeira opção de compra, o preço da casa no mercado poderia fazê-lo economicamente inalcançável.

Por este motivo, com o fim de proteger o uso da histórica casa, que agora se viu invadida por centenas de peregrinos e curiosos, o município estabeleceu a norma que obrigará ao novo proprietário a destiná-la a um museu, que pode ser de gestão pública ou privada.

O atual Papa Bento nasceu na casa, construída em  1745, em 16 de abril de 1927 e  desde sua eleição como Pontífice a pequena população, de 2 mil e 700 habitantes, converteu-se em um centro de atração que os habitantes assumiram com orgulho.