O Papa Francisco agradeceu nesta manhã pelo importante trabalho realizado pelos Correios Vaticanos e pelo Serviço Telefônico Vaticano, que transcende seus limites territoriais e ajuda constantemente na difusão da mensagem cristã pelo mundo.

"As atividades dos Correios e do Serviço Telefônico do Vaticano superam o pequeno território e a pequena população que nele reside: abre-se às necessidades de várias pessoas espalhadas pelo mundo", disse o Santo Padre em seu discurso aos membros deste serviço na Sala Clementina do Palácio Apostólico do Vaticano.

Após assinalar que o Vaticano reconhece a importância dos meios de comunicação, o Papa Francisco explicou que estes serviços "garantem a partilha de sentimentos e ideias, ajudam na promoção da compreensão recíproca e na colaboração entre os países de diferentes continentes, facilitando o intercâmbio de mercadorias, e também dos respectivos valores espirituais e culturais".

"Nesse sentido, os serviços postais e telefônicos de um dos menores países do mundo favorecem a difusão da mensagem cristã".

O Pontífice também recordou que "nas últimas décadas, duas famílias religiosas beneméritas, pediram a colaboração nesse setor significativo: os Filhos da Divina Providência (Orionitas) e a Pia Sociedade de São Paulo (Paulinos). A esses dois institutos o meu grande apreço por sua generosidade e fidelidade".

"Além disso, através do seu trabalho precioso, todos os dias várias pessoas alcançam o Papa e ele, também através de seus colaboradores, chega às pessoas", acrescentou.

"Esse intercâmbio comunicativo não conhece distâncias. Responde à necessidade inata das pessoas de criar contatos humanos; e acima de tudo, entra em todos os lares, servindo ricos e pobres. A este respeito, eu gostaria de lembrar uma antiga inscrição latina gravada numa caixa de correio do Estado Pontifício: ‘Diviti et inopi, ultro citroque, meandum’, que significa: ‘Devo ir aos ricos e aos pobres, em todo lugar’".

"Em conformidade com as normas e acordos internacionais, as suas realidades falam uma linguagem comum, criando pontes entre culturas, religiões e sociedades diferentes umas das outras", indicou o Papa Francisco.

O Santo Padre recordou também que, "em suas tarefas, muitos de vocês estão em contato direto com as pessoas. Portanto, é importante o seu tratamento e exemplo a fim de oferecer a todos um testemunho cristão simples, mas incisivo! Trabalhar no Vaticano significa um compromisso a mais de cultivar a própria fé”.

"A este respeito, além da participação ativa na vida de suas comunidades paroquiais, uma ajuda útil também lhes é oferecida nos momentos de celebração e formação espiritual, animados por seus assistentes espirituais, aos quais agradeço por sua dedicação. Acima de tudo, convido vocês a fazer de cada uma das suas famílias uma pequena Igreja, na qual a fé e a vida se entrelaçam no desempenho das tarefas felizes e tristes do dia a dia", concluiu o Papa.

Confira também: