A Assembléia Departamental de Antioquia em reconhecimento a seu trabalho social, outorgou ao Padre Fernando Gómez M. a ordem ao Mérito Cívico e Empresarial Marechal Jorge Robledo, em grau de ouro, pelo trabalho que realiza há 55 anos no programa radial católico, a Hora Católica Arquidiocesana.

O Padre Gómez também recebeu a condecoração Pró  Servitio Ecclesiae por parte da Arquidiocese de Medellín.

A Hora Católica nasceu para difundir informação e motivar aos católicos a participar do segundo Congresso Eucarístico Nacional em 1935. Desde esse momento, o programa é transmitido semanalmente durante uma hora, com temas e notícias católicos, o que deu origem a seu nome.

Um meio que evolui

Inicialmente o programa era realizado por um diretor e alguns convidados de diversas profissões que abordavam um tema em particular. Esta característica o posicionou entre os mais escutados na cidade. Transmitiu-se inicialmente por Radio Claridade, um dos primeiros meios radiais da cidade.

Posteriormente, os mesmos organizadores do segundo Congresso Eucarístico Nacional se encarregaram de continuar com a transmissão do programa, entre eles o Arcebispo Manuel José Caicedo; o Arcebispo co-adjutor, Dom Tiberio de J. Salazar y Herrera; e Dom Félix Henao Botero, quem além disso editava um pequeno folheto com o conteúdo do programa que ficava à venda por um preço mínimo, para que os ouvintes além do programa radial pudessem meditar sobre o conteúdo do mesmo.

Logo do Congresso consideraram que o programa devia continuar com suas transmissões, mas sem a publicação do folheto.

Em 1950 assumiu a direção o Padre Fernando Gómez Mejía, organizando o programa em seções como a Editorial, escrita por ele mesmo.

O jornalista Conrado Betancur Castaño, quem acompanha ao padre Gómez Mejía desde 1983 como co-diretor e encarregado do financiamento e a programação, declarou que nos últimos anos o programa teve problemas econômicos que dificultam seu sustento pelo que “percorremos por umas cinco ou seis emissoras,

procurando nos acomodar e uma vez saímos de uma emissora por problemas

econômicos. Vivemos da pobreza porque dificilmente um programa da

Igreja se pode sustentar".

Diante das dificuldades econômicas o programa segue saindo ao ar. Sua programação está a cargo do comunicador social Juan Fernando Muñoz, quem junto com um grupo de estudantes da Universidade Pontifícia Bolivariana apresenta cada fim de semana temas sociais e evangelizadores. O programa se transmite por Radio Bolivariana aos sábados das 20 às 21hse e aos domingos das 21 às 22 hs.