No México, pelo menos sete igrejas da época colonial se encontram debaixo da água ou da pedra.

Muitos destes templos católicos ficaram submersos após a necessidade humana de construir represas, enquanto que em um caso a igreja ficou soterrada por rios de lava.

Em diálogo com o Grupo ACI, Pe. José de Jesús Aguilar, diretor de Arte Sacra da Arquidiocese do México, enfatizou que "as construções sempre estão sujeitas ao tempo e à resposta de outras necessidades primárias. É nossa responsabilidade tentar conservá-las em boas condições e, se tiverem importância histórica, conservá-las para as gerações futuras".

"Também percebemos que, diante da necessidade vital de água ou da conservação de alguns edifícios, sempre se decide pelo que é vital".

Além disso, enfatizou, "as construções ou pedras poderão ficar debaixo da água, debaixo da lava ou completamente destruídas, mas, nossa fé, não está posta em pedras ou templos, mas em Cristo, a pedra angular de uma igreja construída com algo muito mais importante que pedras: o amor".

A seguir, sete igrejas que estão debaixo de água ou pedra:

1. Igreja da Assunção de Maria, em Oaxaca

Construída no século XVI por frades dominicanos no povoado conhecido como ‘Jalapa el Viejo’, no Istmo de Tehuantepec, a Igreja da Assunção de Maria ficou submersa devido à construção da represa de Benito Juárez em 1962.

Em meses de seca, a estrutura pode ser vista por completo.

2. Igreja de São João de Quechula, em Chiapas

A igreja de São João de Quechula está submersa na usina hidroelétrica Nezahualcoyotl, no município de Tecpatán, Chiapas.

Construída no século XVI, com um campanário de 16 metros e muros de 10 metros, ficou submersa em 1966, quando a barragem foi construída. No entanto, a igreja já estava abandonada desde a segunda metade do século XVIII, provavelmente por causa das pragas que devastaram a região.

Pe. Aguilar lembrou que, devido às secas na região entre 2002 e 2003, a igreja "viu a luz do sol novamente". "Naquela ocasião, celebraram uma Missa no lugar. As secas deste ano permitiram que se veja novamente parte do edifício”, disse.

3. Igreja de São João Batista, em Morelos

Mais em

Pe. José de Jesús Aguilar indicou que "outro templo que ficou submerso intencionalmente é a igreja de São João Batista, em Jojulta, estado de Morelos".

"Foi coberto pelas águas por volta de 1865, com o objetivo de criar o lago de Tequesquitengo. Apenas parte do campanário do templo pode ser vista", indicou.

4. Igreja de São Luis de las Peras, no Estado do México

O Estado do México, indicou Pe. Aguilar, "viu em 1934 que as águas cobriram lentamente a igreja de São Luis de las Peras, devido à construção da Represa Taxhimay, em Villa del Carbón".

Atualmente, vê-se apenas o campanário.

5. Igreja na represa de Santa Bárbara, no Estado do México

No município de Santo Tomás de los Plátanos, no Estado do México, o campanário de uma igreja pode ser visto sobre as águas da represa de Santa Barbara.

O sacerdote mexicano disse que foi submersa em meados do século XX, após a construção da represa.

6. Paróquia de São Pedro Apóstolo em Michoacán

A Paróquia de São Pedro Apóstolo, onde o herói mexicano e sacerdote José María Morelos y Pavón celebrou Missas em 1813, encontra-se debaixo das águas da represa Curumuco ou “do infernillo”, no estado de Michoacán.

7. Igreja do Senhor dos Milagres, em Michoacán

Pe. Aguilar assinalou que "o México também tem outra igreja coberta por rios. Mas não de água, mas de lava que se tornou pedra".

"É a igreja do Senhor dos Milagres em Michoacán", coberto pela erupção do vulcão Paricutin em 1952 "deixando intacta apenas uma de suas torres", disse.

Confira também: