O Papa Francisco visitou a Catedral de Santa Maria Rainha, localizada na cidade de Iasi, na Romênia, onde pôde saudar e abençoar muitos doentes.

Na chegada, o Papa foi recebido por numerosos fiéis fora da catedral. Na porta da igreja, um bispo da Romênia entregou a Francisco um crucifixo com o qual abençoou os presentes e, em seguida, o pároco da catedral, junto com uma família, deu ao Papa água benta com a qual fez um breve gesto de aspersão.

Posteriormente, o Pontífice dedicou vários minutos para saudar muitos dos católicos presentes, entre os quais vários doentes, idosos e religiosas.

Depois de um momento de oração silenciosa no centro do altar, Francisco recebeu de um sacerdote idoso e de um jovem diácono uma vela acesa colocada na frente das relíquias do Beato Mártir Anton Durcovici, que foi vítima durante o regime comunista.

Em seguida, o Papa Francisco improvisou umas breves palavras nas quais afirmou: "Eu gostaria de dar a todos vocês a bênção com a minha gratidão por estar aqui. Obrigado por virem, obrigado por estarem com seus doentes, obrigado a vocês que enfrentam a doença e a oferecem ao Senhor".

Depois, o Santo Padre convidou a rezarem juntos à Nossa Senhora antes de conceder a bênção apostólica e os presentes rezaram uma Ave Maria em Romeno.

Depois de conceder a bênção apostólica em latim, o Papa pediu aos presentes: "Por favor, rezem por mim".

Ao sair da Catedral, o Santo Padre subiu ao papamóvel para percorrer as ruas lotadas de pessoas e foi ao Palácio da Cultura, onde teve um encontro mariano com os jovens e com as famílias.

Confira também: