O Papa Francisco visitou o presidente e o primeiro-ministro da Romênia em seu primeiro ato oficial da viagem apostólica que está realizando neste país desde a manhã desta sexta-feira.

O Pontífice, que aterrissou no aeroporto internacional de Bucareste às 11h30 (horário local), seguiu de carro para o Palácio Cotroceni, sede da Presidência da Romênia, onde foi recebido pelo presidente Klaus Werner Iohannis e sua esposa.

Durante o trajeto, uma multidão acompanhou o Santo Padre nas ruas de Bucareste. Ao chegar, o presidente e sua esposa receberam o Papa na porta de entrada do Palácio. Em seguida, o Pontífice recebeu honras de Estado e saudou autoridades civis e corpo diplomático.

Finalizados os atos protocolares, o presidente acompanhou o Papa Francisco ao interior do Palácio, foram feitas fotografias oficiais e se dirigiram para a Sala de Honra, onde o Santo Padre assinou o Livro de Honra e foram realizadas as trocas de presidente com o chefe de Estado romeno. Logo após, tiveram um encontro privado.

“Deus abençoe o povo romeno e lhe conceda caminhar unido em paz e prosperidade sob o materno olhar da Virgem Maria”, foi a mensagem escrita pelo Papa.

O Papa Francisco presenteou o mandatário máximo romeno com uma medalha na qual, sobre um mapa da Romênia, se representa a letra “M”, símbolo da Virgem Maria, rodeada por uma coroa de 12 estrelas que simbolizam o triunfo e a vitória. Tudo emoldurado por uma coroa de rosas que representam a Romênia como “o jardim da Mãe de Deus”. Na base da medalha, um escrito em latim relativo à data da viagem apostólica.

Ao finalizar a visita de cortesia, o Papa Francisco se dirigiu à sala Unirii do Palácio de Cotroceni, para presidir o encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático acreditado na Romênia.

Confira também: