Pelo menos 4 pessoas foram assassinadas em um novo ataque contra uma igreja católica durante a missa dominical em Burkina Faso.

Segundo a agência vaticana Fides, os trágicos acontecimentos ocorreram em Toulfé, uma cidade a cerca de 20 quilômetros de Titao, capital da província de Loroum, no norte do país.

"A comunidade cristã de Toulfé foi alvo de um ataque terrorista, enquanto estava reunida para a oração de domingo. O ataque resultou na morte de quatro fiéis", disse uma declaração do bispo de Ouahigouya, Dom Justin Kientega.

No domingo, 26 de maio, oito homens fortemente armados chegaram à aldeia por volta das 9h em quatro motocicletas. Entraram na igreja onde a comunidade católica estava reunida para a Missa e começaram a disparar. Três pessoas morreram no local enquanto a outra morreu mais tarde. Várias pessoas ficaram feridas.

O atentado de ontem aconteceu depois daquele ocorrido no domingo, 12 de maio, contra a paróquia de Dablo, durante o qual um grupo armado matou o sacerdote Simeón Yampa e cinco fiéis e daquele atentado do dia 13 de maio contra uma procissão mariana em Singa, que resultou na morte de outros 4 fiéis.

Em 15 de fevereiro de 2019, em um ataque contra um posto de controle em Nohao, na fronteira com Gana, foi assassinado o Pe. Antonio César Fernández Fernández, missionário salesiano espanhol.

"Diante desta perturbadora onda de violência que sopra não apenas em Burkina Faso, mas também no Níger, Mali e Nigéria, expressamos nossa mais enérgica condenação e queremos assegurar a nossos irmãos e irmãs afetados pela violência, toda a nossa solidariedade, nossa oração e compaixão. Ao celebrar nossa assembleia aqui, em Burkina, queremos oferecer um sinal de nossa proximidade”, assinalam os participantes da terceira Assembleia Plenária dos Bispos da África Ocidental em Ouagadougou (Burkina Faso).

Confira também: