O Arcebispo do Santo Domingo, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, pediu às nações mais ricas e aos organismos internacionais “flexibilizar um pouco suas posições” e dar mais tempo ao país para adequar-se a algumas exigências do Tratado de Livre Comércio (TLC).

“Temos uma situação já altamente onerosa e desesperante, isso não é desconhecido por ninguém nem tampouco por eles; então, em vez de pôr uma posição inflexível, vamos ver, dêem-nos um tempo para ver se podemos nos acomodar”, assinalou.

Do mesmo modo, pediu aos políticos ficar de acordo com as reformas que demanda o Fundo Monetário Internacional (IMF) e a entrada em vigor do TLC. Entretanto, o Cardeal assinalou que embora estas medidas podem ser obrigatórias, não se conta entre os mais entusiastas.

“Gostariamos que estes grandes organismos internacionais, assim como as grandes potencias econômicas não somente fossem avançando no que eles consideram que é também beneficio para seus interesses econômicos, mas vejam a parte que cabe a estes países”, afirmou.