No final da Audiência Geral de 22 de maio, o Papa Francisco cumprimentou Denis Mukwege no Vaticano, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2018.

Denis Mukwege é um ginecologista que nasceu na República Democrática do Congo e trabalhou em nome de mulheres vítimas de violência desde a guerra de 1998 no Congo.

Após o breve encontro com o Santo Padre, Denis Mukwege enfatizou em uma entrevista ao Vaticano News que o Papa "conhece muito bem" os problemas de seu país porque "se interessa pelos desfavorecidos, pelos pobres e pelos mais humildes".

Nesta linha, Mukwege destacou os princípios defendidos pelo Vaticano, como o respeito à dignidade humana, assim como a importância de ensinar às pessoas "esses valores de amor, esses valores de considerar o ser humano criado à imagem de Deus, esta dignidade que devemos ter".

O Prêmio Nobel da Paz de 2018 declarou que "as mulheres devem ser respeitadas" e, para isso, "devemos primeiro considerá-las iguais aos homens". Ele indicou que a sociedade congolesa "não poderá seguir adiante se não dermos às mulheres o lugar que merecem".

Confira também: