Nesta sexta-feira, 17, o Vaticano informou que o Papa Francisco aceitou a renúncia de Dom Vilson Dias de Oliveira ao governo da diocese de Limeira (SP) e nomeou Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida (SP), como Administrador Apostólico. A justiça brasileira investiga se Dom Vilson acobertou casos de abuso sexual de menores perpetrados por um sacerdote diocesana na cidade de Americana (SP).

Após as denúncias apresentadas contra o Padre Leandro, a Diocese de Limeira informou que o sacerdote foi suspenso por Dom Vilson em janeiro deste ano: “Enquanto as investigações são conduzidas pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, que tramitam em segredo de justiça, Dom Vilson já suspendeu de Ordem o padre Leandro Ricardo, no dia 27 de janeiro, através do Decreto de Suspensão de Ordens (AD CAUTELAM), estando o referido religioso temporariamente afastado da função de reitor e pároco da Basílica Santo Antônio de Pádua, de Americana, até que todas as denúncias sejam esclarecidas, conforme observância do Código de Direito Canônico”.

Antes de deixar o governo pastoral de Limeira (SP), Dom Vilson escreveu uma carta, que foi lida aos fiéis na manhã de hoje, quando também foi divulgada a acolhida do Santo Padre ao pedido de renúncia que o prelado apresentou. Vale recordar que além da acusação de ter acobertado o padre Leandro Ricardo, Dom Vilson também é acusado de ter extorquido sacerdotes de sua diocese.

Segundo a imprensa local, Dom Vilson reiterou sua posição de colaboração com a Justiça e que não medirá esforços para que todas as verificações sejam conduzidas em relação às referidas denúncias”.

Estas foram as palavras do agora bispo emérito de Limeira (SP) em sua carta aos fiéis:

“Queridos irmãos e irmãs, nesses últimos meses enfrentamos todo tipo de cruzes, por meio de ataques à nossa Igreja Particular de Limeira, a mim e a vários presbíteros. Reconheço minhas limitações, mas também levo no coração todo amor que aqui recebi do bom Povo de Deus presente nos 16 municípios que compreendem esta Igreja Particular de Limeira.

Com imensa gratidão, digo-lhes que sempre fui muito bem acolhido e aceito pelo povo desta importante Diocese de Limeira. Hoje me despeço de vocês como Bispo Diocesano e peço minha renúncia por amor à Igreja de Cristo e pelo bem desta Diocese para que os trabalhos pastorais possam continuar crescendo e se fortalecendo com a doação incansável de cada um de vocês que se dedicam ao Reino de Deus.

Foram quase 12 anos de minha nomeação (13/06) que tive a oportunidade de servir ao Senhor e à Santa Mãe Igreja nestas terras, enfrentei com alegria cada desafio da realidade aqui encontrada. Sei que a dimensão pastoral é imensa, e muito trabalhei para isso. No entanto, neste momento, sinto-me pequeno frente à grandeza da missionariedade que esta Igreja Particular tomou em suas proporções.

Levo no meu coração este aprendizado, na confiança e certeza de que a obra é de Deus, e me coloco à disposição da Santa Mãe Igreja para servi-la não importando o lugar e o ministério a mim confiado por Deus daqui para frente.

Minha bênção episcopal na certeza de que o Espírito Santo conduz a Igreja e cada um dos diocesanos que aqui se doaram e se doam no serviço eclesial.

Que Deus, por intercessão de Nossa Senhora das Dores, padroeira da Diocese de Limeira, nos abençoe e nos guarde. Em Cristo Jesus, nossa paz”.

Confira também: