Uns nove mil meninos participaram do encerramento do Congresso Nacional da Infância Missionária que se celebrou na cidade de Trujillo, ao Norte do Peru, durante o último fim de semana. A cifra reflete o crescimento desta grande iniciativa no Peru e América Latina.

Em declarações a ACI Imprensa, o Secretário Geral da Pontifícia Obra da Infância Missionária, Padre Patrício Byrne, assegurou que os responsáveis por este grande movimento sabem “que os meninos não somente são o futuro da Igreja mas são também o presente”.

De visita no Peru com ocasião da entrevista, assinalou que “estamos trabalhando com os meninos neste momento, obviamente esperamos grandes coisas deles, quando crescerem, se casarem e sejam profissionais quanto a sua dedicação à Igreja, à paz e a justiça. Mas eu acredito que o interessante da infância, é que os tratamos como meninos mas também como pessoas responsáveis”.

“O Santo Padre João Paulo II quando visitava a Colômbia, chamo um grupo dos meninos da Infância Missionária: ‘Meus pequenos grandes colaboradores’, e isto diz muito, são pequenos mas são grandes colaboradores que podem influenciar até os adultos para que vejam o que é o Evangelho de Jesus Cristo”, indicou.

O evento de Trujillo foi uma verdadeira festa missionária. Os participantes percorreram as principais ruas da cidade até chegar ao Coliseu do Colégio Claretiano, onde o Arcebispo local, Dom Miguel Cabrejos, deu as boas-vindas às delegações de Pucallpa, Juli, Jaén, Chosica, Lurín, Huamachuco, Huancayo, San Ramón, Lima, Callao, Chulucanas, Tarma, Cajamarca, Tacna, entre outras.

O Padre Gianfranco Iacopi, Diretor Nacional das Obras Misionales Pontifícias, destacou a vitalidade e o crescimento da Infância Missionária no Peru  e assinalou “que os pequenos missionários são a alma e a jóia da Igreja”.

Do mesmo modo, disse que durante suas visitas a diversos países nos cinco continentes comprovou que “a Infância Missionária está muito forte no mundo todo, especialmente na América Latina” e que tem um notável crescimento na África e Ásia.

Durante o evento, os meninos sostuveram diversos bate-papos, conversas, encenações, testemunhos e Missas sob o lema “Com Jesus Eucaristia marchemos na missão”.

Conforme recorda o Padre Byrne, “a Obra da Infância Missionária foi fundada em 1843 por um bispo francês que estava muito preocupado pelo sofrimento dos meninos e meninas na China e depois se estendeu a todo mundo”.

“Apesar das terríveis coisas que passam na vida há muita gente muito preocupada com os meninos e encontram na Igreja uma obra como esta que esta respondendo aos grandes desafios deste tempo”, adicionou.