A maior rede de televisão católica do mundo, EWTN (Eternal World Television Network), anunciou em 10 de maio o lançamento de ACI África, seu serviço de notícias para este continente e que estará localizado em Nairóbi, capital do Quênia.

ACI África começará a operar em 15 de agosto, Solenidade da Assunção da Virgem Maria, mesmo dia em que Madre Angélica lançou EWTN em 1981. O conteúdo da nova agência será publicado em inglês, francês e português.

A apresentação do projeto foi realizado pelo CEO de EWTN, Michael P. Warsaw, durante um encontro no escritório de EWTN em Roma.

“A Igreja na África é vibrante” e tem um crescimento exponencial, afirmou Warsaw. “Minha esperança é que este novo serviço ajude a continuar construindo a Igreja na África e assegure que sua voz seja ouvida com mais clareza no mundo, com conteúdo que será compartilhado através das demais plataformas de EWTN”, expressou.

A Associação para a Informação Católica na África (ACI África) será liderada por Pr. Don Bosco Onyalla, sacerdote da Diocese de Tumbek (Sudão do Sul).

Pe. Onyalla é jornalista e, anteriormente, supervisionou a Agência Católica de Notícias para África (CANAA), um projeto da Conferência dos Bispos Africanos, desde maio de 2013. Além de inglês e francês, fala swahili e os dois idiomas locais, luhya e dinka.

Por sua vez, o diretor executivo do Grupo ACI, Alejandro Bermúdez, afirmou que “esta nova agência, dirigida a cobrir toda a África, para a África e o mundo, é uma expressão do crescente papel que o catolicismo africano tem na Igreja universal. Este é um importante passo adiante para o Grupo ACI, assim como para a grande família EWTN”.

ACI África será parte do Grupo ACI, que se fundiu a EWTN em 2014.

O Grupo ACI inclui ACI Digital, em português, com sede no Rio de Janeiro (Brasil); ACI Prensa, em espanhol, com sede em Lima (Peru); ACI Stampa, em italiano, com sede em Roma (Itália); Catholic News Agency, em inglês, com sede em Dever (Estados Unidos); e CNA Deutsch, em alemão.

EWTN transmite em cerca de trinta idiomas e está presente em cerca de 150 países em todo o mundo. Nos Estados Unidos, Canadá, em toda a América Latina, na África e na Ásia-Pacífico. Na Europa, opera e transmite na Alemanha, Reino Unido, Itália, França, Bélgica, Holanda, Ucrânia, Hungria, Croácia e, há alguns meses, na Polônia e na Suécia.

Atualmente, chega a mais de 310 milhões de lares diariamente.

EWTN também é proprietária de Rádio Católica Mundial (WEWN), a maior estação de rádio em onda curta privada do mundo, com sede no Alabama (Estados Unidos). Além disso, desde 2016, EWTN está afiliada a mais de 350 emissora de rádio nos Estados Unidos e mais de 500 em todo o mundo.

Em 2011, EWTN adquiriu National Catholic Register, o jornal católico mais antigo dos Estados Unidos.

Confira também: