Durante o encontro realizado na Sala Paulo VI do Vaticano, na sexta-feira, 10 de maio, com as participantes da Assembleia Plenária da União Internacional das Superioras Gerais, o Papa Francisco falou sobre a possibilidade da ordenação de diaconisas na Igreja.

O Santo Padre explicou que a Comissão encarregada de estudar a possibilidade de ordenar diaconisas não alcançou um nível suficiente de consenso para tomar uma decisão.

"A comissão trabalhou bem, chegou a certo ponto em que todos estavam de acordo, e depois cada um tinha a sua própria ideia", assinalou.

Explicou que o que teve consenso é pouco, por isso o estudo da questão deverá continuar.

"É certo que havia uma forma de diaconato feminino no começo, sobretudo na Síria. Naquela zona, ajudavam no batismo...”.

No entanto, indicou, “a forma de ordenação não era uma fórmula sacramental. Era como o que hoje é a bênção de uma abadessa, uma bênção especial do diaconato para as mulheres”.

Apesar dos poucos resultados da Comissão, o Papa entregou à presidente da União Internacional das Superioras Gerais um relatório com "o resultado do pouco em que todos estiveram de acordo".

Ao mesmo tempo, assinalou que conserva as intervenções individuais de cada um dos membros da Comissão, embora "caso alguém tenha interesse, eu posso, segundo o caso, entregar-lhe as opiniões pessoais de cada um”.

Reforçou que agora todos os materiais desenvolvidos pela Comissão devem ser estudados, "porque não posso fazer um decreto sacramental sem um fundamento histórico e teológico".

De todos os modos, embora tenha dito que "o resultado é pouco", também enfatizou que é "um passo adiante". Além disso, assegurou que, caso o estudo avance no futuro e se chegue a novas conclusões, “eu poderia chamar os membros da Comissão para ver quais coisas foram adiante”.

Confira também: