O governador da Geórgia (Estados Unidos), Brian Kemp, promulgou a lei que proíbe o aborto após a detecção do batimento cardíaco fetal.

Kemp assinou a lei em 7 de maio, mas entrará em vigor somente em 1º de janeiro. No entanto, espera-se que os promotores do aborto recorram a alguma medida legal para tentar impedi-la.

A Lei de "Justiça e Igualdade para Crianças Vivas" LIFE (Vida, na sua sigla em inglês) permite o aborto apenas até a 6ª semana de gestação. Atualmente, o aborto é legal na Geórgia até a 20ª semana.

"Nós nos levantamos e falamos por aqueles que não podem falar por si mesmos. A Lei da Vida é muito simples e também muito poderosa", disse Kemp antes de promulgar a lei.

A norma, acrescentou, "é uma afirmação de que toda a vida tem um valor, que toda a vida importa, que toda a vida merece ser protegida".

Francis J. Mulcahy, diretor executivo da Conferência Católica da Geórgia, disse à CNA – agência em inglês do Grupo ACI – que os bispos do estado apoiam a norma já promulgada. Esta lei, disseram, "trará proteção à vida humana por nascer".

Entre os opositores da nova lei estão o grupo American Civil Liberties Union, que lutará legalmente contra a lei LIFE.

O governador Kemp afirmou que é consciente da batalha legal que está por vir e que muitos deles não estavam de acordo com a lei pró-vida. "Eu percebo que alguns podem lutar legalmente contra a lei, mas nosso trabalho é fazer o correto, não o que é fácil", destacou.

Embora a lei seja apenas em nível estadual, atraiu a atenção nacional devido à oposição pública da atriz Alyssa Milano, que ficou famosa na série "Who’s the boss?". Ela ameaçou organizar um boicote com a indústria cinematográfica e televisiva caso a lei fosse promulgada, como acabou de acontecer.

"Caso o projeto H.B. 481 se converta em lei, nós não podemos, em boa consciência, continuar recomendando à indústria que fique na Geórgia", disse Milano.

Até agora, o boicote ainda não se concretizou e muitos programas de televisão e filmes continuam sendo filmados na Geórgia, cuja capital é Atlanta, e estão programados para serem filmados neste estado nos próximos meses.

Confira também: