No final da Audiência Geral desta quarta-feira, 8 de maio, o Papa Francisco recordou que hoje a Igreja celebra a Festa de Nossa Senhora de Luján, padroeira da Argentina.

"Hoje, em minha terra natal, celebra-se a solenidade de Nossa Senhora de Luján. Rezemos todos pela Argentina", pediu o Santo Padre aos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano.

No dia 8 de maio, celebra-se a Festa de Nossa Senhora de Luján, padroeira da Argentina, que também é a protetora dos motoristas e das estradas , assim como da Polícia Federal desse país.

Em 8 de maio de 1887, realizou-se a coroação canônica da imagem. Com o tempo, foi erguida uma Basílica – Santuário de Nossa Senhora de Luján.

São João Paulo II, em 1982, em uma Missa no Santuário de Luján disse: "Diante desta bendita Imagem de Maria, à qual mostraram a sua devoção os meus predecessores Urbano VIII, Clemente XI, Leão XIII, Pio XI e Pio XII, vem também prostrar-se, em comunhão de amor filial convosco, o Sucessor de Pedro na cátedra de Roma".

O Papa Francisco recordou de modo especial a Virgem de Luján, na Audiência Geral de 8 de maio de 2013 e encomendou-lhe todas as alegrias e preocupações dos argentinos, pedindo “um aplauso bem forte para a Mãe de Deus”.

Por outro lado, o Santo Padre invocou a Virgem do Santo Rosário neste dia 8 de maio, através de sua conta oficial do Twitter @pontifex_pt, e pediu ajuda para que os cristãos sejam "um só coração e uma só alma, povo santo em caminho rumo à pátria do Céu".

Além disso, o Pontífice recordou que hoje na Itália se reza "a Súplica" à Virgem de Pompeia, devoção de Nossa Senhora do Rosário, por isso, assegurou estar "em união espiritual com aqueles que nesse Santuário Mariano", como em qualquer outro lugar, reúnem-se para rezar com fé a súplica a Nossa Senhora “para que volte o seu olhar ao mundo e interceda por toda a Igreja e por aqueles que sofrem no corpo e no espírito”, afirmou.

Confira também: