O Bispo de San Cristóbal, Dom Mario Moronta, afirmou que o Papa Francisco recebeu um relatório sobre o que aconteceu nos últimos dias na Venezuela, incluindo o ataque a uma igreja, e que o Pontífice os encorajou a seguirem adiante.

Segundo informou a Diocese de San Cristóbal, Dom Moronta disse estas palavras durante a Missa no domingo, 5 de maio, celebrada na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, atacada no dia 1º de maio, por Membros da Guarda Nacional Bolivariana (GNB).

O Prelado disse que os bispos enviaram um relatório ao Papa Francisco com os acontecimentos dos últimos dias na Venezuela, sobre os ataques à Igreja Católica em todo o país e o sofrimento que as pessoas estão passando.

"E o Papa disse para seguirmos adiante, que a Igreja não esmoreça, que a voz dos bispos é a voz do Papa, e que tudo o que se faz contra a Igreja, não é apenas contra a Igreja local, mas em todo o mundo. Por isso, também oferecemos orações pelo Papa, para que continue nos ajudando com a sua oração e com as providências que sabemos que está tomando”, disse o Prelado.

Dom Moronta expressou sua solidariedade aos fiéis da paróquia de Nossa Senhora de Fátima e disse que todo este ataque à Igreja é por falta de "temor a Deus daqueles que agem assim".

Contou que há poucos dias parou em um posto de controle da GNB e os efetivos lhe disseram que “se sentiam envergonhados pelo que alguns membros da instituição fizeram na paróquia de Nossa Senhora de Fátima”.

Denúncia a cerco midiático

Durante a Missa, Dom Moronta também disse que "já é hora de que o mundo saiba o que está acontecendo na Venezuela, porque, lamentavelmente, por causa do cerco midiático que há, em muitos países acham que não está acontecendo nada”.

Do mesmo modo, rechaçou as calúnias contra os catequistas, o seminário diocesano e os sacerdotes. “Quero contradizer publicamente aqueles que de maneira vulgar, mentirosa e nojenta disseram que eu estava encobrindo pedófilos que abusavam das crianças do seminário e das crianças da catequese, isso é completamente falso e desafio a quem queira vir para demonstrá-lo e que traga a prova, porque eu sim tenho provas do contrário”, expressou.

Disse isso em referência à ministra do Sistema Penitenciário, Iris Varela, que nos últimos dias acusou o Prelado de encobrir sacerdotes pedófilos.

Dom Moronta disse que entraria com ações legais contra aqueles que cometeram o crime de calúnia, pois, embora como pecado possa ser perdoado, “como crime deve ser julgado, e o mínimo que podemos pedir é que a verdade seja dita”.

A Diocese informou que as denúncias serão apresentadas aos tribunais nacionais e internacionais. Além disso, serão denunciados os ataques à paróquia de Santa Lúcia, em Rubia, e as ameaças de morte contra o pároco, Pe. Richard García.

Confira também: