A Igreja no México terá uma nova beata no sábado, 4 de maio, graças à aprovação por parte do Papa Francisco da promulgação do decreto que reconhece o milagre atribuído à intercessão de Concepción Cabrera de Armida Arias, mãe de família, cofundadora da Congregação dos Missionários do Espírito Santo e fundadora de outros quatro grupos religiosos.

De acordo com o Sistema de Informação da Arquidiocese do México (SIAME), Pe. Daniel Rivera, Superior Geral dos Missionários do Espírito Santo, assinalou que após o anúncio em 9 de junho de 2018 pela Santa Sé, foram traçados três objetivos até a cerimônia de beatificação.

O primeiro é divulgar a vida da futura beata e apresentá-la como modelo de santidade, como leiga, mãe de família e comprometida com a Igreja.

O segundo objetivo é destacar que a beatificação leva implícita a validação e vigência da espiritualidade das Obras da Cruz; e o terceiro é divulgar estas obras que ao longo dos anos se multiplicaram, sendo atualmente 18 instituições.

Nesse sentido, serão organizadas diversas atividades que acontecerão neste dia 4 de maio na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe.

Sua vida

Concepción Cabrera de Armida nasceu em 8 de dezembro de 1862 em San Luis Potosí (México). Filha de uma família rica, era chamada carinhosamente por parentes e amigos de “Conchita” e cresceu muito unida a Jesus Eucaristia.

Em 8 de novembro de 1884, casou-se com Francisco Armida García, natural de Monterrey. Tiveram nove filhos.

Seus biógrafos apontam que um fato que marcou seu itinerário espiritual foi a visão que teve da Cruz do Apostolado enquanto rezava na igreja da Companhia de Jesus em San Luis Potosí.

Em 17 de setembro de 1901, seu marido faleceu. No entanto, ela lutou para que seus filhos seguissem adiante, confiando em Deus e seguindo o exemplo da Virgem Maria.

A futura beata fundou o Apostolado da Cruz em 1894, as Religiosas da Cruz do Sagrado Coração de Jesus em 1897, a Aliança de Amor com o Sagrado Coração de Jesus em 1909 e a Fraternidade de Cristo Sacerdote em 1912.

Mais tarde, conheceu Pe. Félix Rougier Olanier e assumiu a tarefa de dar origem à Congregação dos Missionários do Espírito Santo em 1914, em plena perseguição religiosa no México.

Fundada as cinco Obras da Cruz, Concepción Cabrera de Armida Conchita seguiu em frente e durante o governo de Plutarco Elías Calles refugiou vários sacerdotes perseguidos.

Um deles foi Dom Ramón Ibarra y González, primeiro Arcebispo de Puebla e grande amigo das Obras da Cruz.

Finalmente, Concepción Cabrera de Armida morreu em 3 de março de 1937 na Cidade do México. Em 1999, foi declarada Venerável por São João Paulo II.

Confira também: