O Papa Francisco felicitou o novo imperador do Japão Naruhito através de um telegrama enviado neste dia 2 de maio no qual assegurou suas orações.

"Dirijo a Sua Majestade as minhas saudações cordiais e as melhores felicitações por ocasião de sua ascensão solene ao trono, e asseguro as minhas orações para que possa ser sempre dotado de dons de sabedoria e força no serviço dedicado à nação”, expressou o Santo Padre.

Além disso, concedeu a "bênção divina de paz e bem-estar" para todos os membros da família imperial e para todas as pessoas do Japão.

Em 30 de abril deste ano, o imperador Emérito Akihito abdicou do reinado, após 31 anos no cargo, e um dia depois, seu filho Naruhito, de 59 anos, lhe sucedeu em uma breve cerimônia no Palácio Imperial em Tóquio.

A Igreja Católica no Japão é composta de cerca de 500 mil fiéis – menos de 0,5% da população – espalhados em 16 dioceses.

O Papa Francisco expressou em várias ocasiões seu desejo de visitar este país asiático. Durante o voo de Roma para o Panamá, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, o Santo Padre disse a um jornalista japonês que viajaria ao Japão em novembro de 2019.

Após estas declarações do Papa, o Diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, disse que "a viagem apostólica ao Japão está em estudo. Como o Santo Padre disse em outras ocasiões, seu desejo de visitar este país é grande”.

Confira também: