Padre Hugo Valdemar, cônego penitenciário da Arquidiocese Primaz do México, lamentou a indolência de algumas pessoas diante dos atentados contra os católicos que participavam nas celebrações do Domingo de Páscoa no Sri Lanka.

Em sua coluna semanal no jornal ‘ContraRéplica’, intitulada "Terrorismo e martírio", o sacerdote mexicano, que durante 15 anos foi porta-voz da Arquidiocese do México, recordou que "o último domingo de Páscoa, 21 de abril, na festa mais importante para os cristãos, duas igrejas católicas, um templo evangélico e quatro hotéis no Sri Lanka foram alvos de atentados terroristas de fanáticos muçulmanos”.

Os atentados, continuou, deixaram "mais de 320 mortos entre os quais há pelo menos 45 crianças e adolescentes e um bebê de 18 meses, além de 500 feridos".

"Uma das igrejas atacadas foi o santuário de Santo Antônio, na cidade de Colombo, um santuário nacional muito visitado; a outra foi a Igreja de São Sebastião, localizada em Negombo, uma cidade de maioria católica, assim como um templo evangélico em Batticalao, muito longe dos outros lugares”.

Assinalou que apenas 7% dos 22 milhões de habitantes do Sri Lanka são cristãos; 70% dos srilankeses são budistas; outros 15% são hindus; e 11% são muçulmanos.

Pe. Valdemar recordou também a "comoção mundial" pelo "terrível incêndio que devastou a catedral de Notre Dame em Paris" alguns dias antes.

"Imediatamente surgiram as doações multimilionárias para a sua reconstrução", disse e indicou que isso é "certamente um gesto louvável, que visa salvaguardar a memória histórica, cultural e artística”.

No entanto, destacou, "nem mesmo a magnificência do templo de Notre Dame vale um só templo do Espírito Santo que foi abatido nos atentados terroristas no Sri Lanka, porque cada batizado é um templo sagrado do Espírito Santo e vale mais diante de Deus do que mil catedrais".

"As imagens dos católicos franceses foram comoventes, especialmente dos jovens, chorando e rezando de joelhos na frente da catedral em chamas", ressaltou, mas "nós não vimos a mesma reação no mundo católico por nossos irmãos brutalmente assassinados no domingo da ressurreição".

"Por que essa indolência diante de uma tragédia tão assustadora que deveria nos causar tristeza e provocar em todos a solidariedade?", questionou.

"Como é possível que para a opinião pública tenha mais valor um templo material, por mais belo que seja, que os templos espirituais que sofreram o martírio?”.

Pe. Valdemar destacou que, apesar deste atentado ter sido “humanamente uma tragédia, para os cristãos o martírio não é uma tragédia, mas a nossa glória, e os mártires são nossos heróis, verdadeiras testemunhas da Ressurreição do Senhor que venceu a morte e, graças a isso, agora estes mártires inocentes gozam da bem-aventurança do céu”.

"Os terroristas, longe de causar uma derrota e humilhação para a fé cristã, sem saber, fizeram com que brilhe a sua autenticidade, pois não há maior amor que dar a vida por aquele que amamos e estes cristãos sacrificados deram a sua vida por Cristo e a ganharam em Cristo para a eternidade”, finalizou.

Confira também: