O Arcebispo Emérito de Cracóvia (Polônia), Cardeal Stanislaw Dziwisz afirmou que serviu ao Papa João Paulo II por 40 anos como seu secretário pessoal "como filho, porque era um pai para nós".

Por ocasião dos cinco anos da canonização de São João Paulo II, que ocorreu em 27 de abril de 2014, na Festa da Divina Misericórdia, e também por seu aniversário de 80 anos, o Cardeal Dziwisz lembrou que o Papa peregrino foi um dos seus instrutores no seminário onde se formou para ser sacerdote.

"O que nos chamou a atenção nele? A atitude do professor com os seminaristas era muito simples e amigável. Durante o intervalo, costumava ir à capela para rezar. Olhávamos de longe e não queríamos atrapalhá-lo. Depois do intervalo, vinha e tínhamos a impressão de que estava falando com alguém. Falava com Deus mesmo. Então, vimos que este homem estava imerso em Deus”, recorda o Cardeal.  

Em 1966, o então Pe. Dziwisz se tornou secretário de Dom Karol Wojtyła, Arcebispo de Cracóvia. Recorda que, em uma tarde, o Prelado o convidou à cúria para uma entrevista. "Disse: 'Você virá comigo, vai continuar seus estudos e me ajudará'. Eu perguntei: 'Quando?'. E ele respondeu: 'A partir de hoje'. Eu disse: 'Virei amanhã'. E a partir daí foram quase 40 anos", lembra o Cardeal.

“Com frequência me chamam de amigo de João Paulo II. Nunca posso usar essa palavra. Tentei servir a ele como filho, porque ele era um pai para nós. Criou uma família onde todos se sentiam bem e o amavam como pai”, conclui o Purpurado.

No sábado, 27 de abril, o Cardeal Dziwisz fez 80 anos, com isso, deixou de ser um eleitor em um futuro conclave para eleger um Papa. Deste modo, o número de cardeais eleitores caiu agora para 120, o limite máximo previsto pelo Papa São Paulo VI e confirmado por seus sucessores.

O Cardeal Dziwisz foi ordenado sacerdote em 23 de junho de 1963 pelo próprio Karol Wojtyla, que era então Bispo Auxiliar de Cracóvia.

Em 3 de junho de 2005, dois meses após a morte de São João Paulo II, Bento XVI o nomeou Arcebispo de Cracóvia e, em 24 de março de 2006, criou-o cardeal.

O Cardeal Dziwisz comemorou seus 75 anos de um modo muito especial: participando da canonização de São João Paulo II no dia 27 de abril de 2014.

Confira também: