O Instituto de Política Familiar (IPF) anunciou o início em setembro de uma campanha nacional e internacional de denúncia dos descumprimentos eleitorais do Governo socialista para com a família.

Segundo o Presidente do IPF, Eduardo Hertfelder, a campanha será em nível social, político e internacional e incidirá a cada mês em uma das principais promessas descumpridas, sendo transferidos os processos ao Governo, ao Parlamento espanhol e ao Parlamento europeu.

Hertfelder fez este anúncio depois da realização da primeira Escola do Verão Internacional organizada pelo IPF "A família hoje: Uma visão da Globalização" desenvolvida em Valência entre em 30 de julho e em 6 de agosto e em que participaram mais de 150 pessoas de diversos países da Europa e América Latina.

Neste encontro se constatou, assinala Hertfelder, que "o Governo está enganando a família espanhola já que se está produzindo um descumprimento sistemático de virtualmente todas as propostas eleitorais que realizou para a família". Para o presidente do instituto familiar, "a quantidade de promessas descumpridas, os atrasos injustificados e as medidas regressivas são de tal envergadura" que é necessário denunciá-lo a todos os níveis.

Diante da aparente falta de "vontade política" por parte do atual Executivo em cumpri-las, o IPF decidiu iniciar a campanha com o objetivo de não só "visibilizar a inconsistência de um Governo que descumpre o que promete, mas também de fazer entender ao Governo, através da queixa social, a urgência e necessidade para a família da implementação de sortes medidas, organismos e leis prometidas".

Segundo o Instituto, "a campanha se dividirá em doze meses, de maneira que cada mês se incidirá em uma das principais promessas descumpridas que irá da Criação da secretaria de Estado de Políticas familiares, passando pela criação do Observatório da Família ou do conselho Estatal de Políticas de Família, a reforma do Irpf com perspectiva de família, a redução do IVA para produtos básicos, a convergência com a Europa nas dotações orçamentárias destinadas à família, o aumento das prestações por filho a cargo, a extensão do pagamento dos 100 euros, etc.".

Através de um comunicado, o IPF assinalou que se sensibilizará à sociedade para que lembre ao Governo o cumprimento de seus compromissos eleitorais, fará contatos com distintos partidos políticos para que levem ao Parlamento espanhol o cumprimento de suas promessas e denunciará diante do Parlamento europeu os descumprimentos do executivo espanhol.

É inaudito, conclui Herfelder, que "apesar da Espanha ser o país da União Européia que menos ajuda à família (dedica só 17% da média da União Européia, quer dizer uma quinta parte), além disso não cumpra seus compromissos eleitorais. Queremos visibilizar aos sócios europeus, a falta de seriedade e rigor do Governo espanhol".