A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) se colocou à disposição da Igreja local do Sri Lanka para auxiliar na reconstrução das igrejas danificadas nos atentados do Domingo de Páscoa no país e para apoiar projetos de atendimento psicológico para as famílias das vítimas, assim como de diálogo inter-religioso para recuperar a paz social.

Os ataques aconteceram em 21 de abril, Domingo de Páscoa, em três igrejas e três hotéis de luxo e um hostel, e até agora mais de 350 pessoas morreram e há cerca de 500 feridos.

Este atentado foi descrito como o maior sofrido pelo país.

O Bispo de Chilaw (Sri Lanka), Dom Valence Mendis, explicou à ACN que todo o país está em estado de choque, pois não esperavam "este ataque brutal contra pessoas inocentes". "As pessoas estão chorando os seus entes queridos", afirmou.

"É algo que não se consegue compreender ou explicar. É violência pura. É uma tragédia", explicou Dom Mendis, que também destacou que nos últimos oito anos o país não teve problemas. Nestes dias foram realizados os funerais das vítimas dos ataques.

Dom Mendis também assegurou que não há dúvida de que os autores dos atentados procuraram atingir o maior número possível de pessoas.

"Nas três igrejas estavam ocorrendo as Missas da manhã. Todas estavam cheias de fiéis”, explicou o Prelado.

Philipp Ozores, secretário geral da ACN Internacional, enviou suas condolências ao povo do Sri Lanka, assegurando-lhes: "Compartilhamos com todos vocês a dor por causa da violência contra tantas vítimas inocentes, especialmente por aquelas que estavam celebrando a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo".

"Queremos lhes mostrar a nossa total solidariedade de todos os nossos escritórios e de todos os nossos benfeitores em todo o mundo, particularmente através da nossa oração nestes tempos confusos. Que o Nosso Senhor Ressuscitado lhes dê sua força e seu amor reconfortante", declarou Ozores.

O Bispo de Kurunaegala, Dom Harold Perera, agradeceu o apoio da ACN e de toda a Igreja ao redor do mundo.

Por isso, enviou uma mensagem na qual assegurou que "não só os católicos, mas também os homens e mulheres de boa vontade de nossa nação lamentam no profundo de seus corações".

"É realmente uma situação terrível. Todas as nossas igrejas estão protegidas pela polícia e as Casas do Bispo são protegidas pelas forças de segurança. As forças de segurança também me pediram que não saia, desde a tarde do Domingo de Páscoa”, afirmou Dom Perera e ressaltou que as orações “são muito valiosas neste momento de dor e tristeza, especialmente por parte da comunidade católica”.

Durante 2018, a ACN enviou 557.000 euros de ajuda à Igreja Católica no Sri Lanka para projetos de construção de templos, formação de catequistas, compra de veículos para a missão, entre outros.

Confira também: