Em um correio eletrônico enviado às numerosas pessoas que expressaram sua preocupação pela participação do controvertido grupo de rock-gospel “RESGATE”, porta-vozes da Jornada Mundial da Juventude assinalaram que a banda musical foi eliminada do evento.

A preocupação sobre a participação do grupo argentino “RESGATE” –sigla que significa “Reis ao Serviço de Cristo Ante Tempos Extremos”– não se produziu pela natureza evangélica da banda, já que o evento para o qual estava programada era de caráter ecumênico; mas porque seus integrantes tinham expressado publicamente seu desprezo pelo Papa Bento XVI.

Em uma nota de imprensa, RESGATE expressou sua “estranheza” pela notícia publicada por ACI Imprensa e assinalou que as declarações contra o Papa tinham sido “tiradas do contexto”.

ACI Imprensa enviou a RESGATE um questionário pedindo esclarecer sua posição respeito ao Papa e a Igreja Católica, aceitando a oferta da banda de abrir um diálogo; mas as perguntas nunca foram respondidas.

Os católicos que escreveram preocupados aos organizadores da JMJ, receberam esta semana um correio eletrônico como o seguinte:

“Muito obrigado pelo seu interesse na JMJ, comunico-lhe que a participação do grupo RESGATE na JMJ já foi cancelada, assim não haverá nenhum problema e em uns dias a apresentação do grupo desaparecerá do programa oficial”.

O programa oficial em alemão, de fato, ainda contém a RESGATE no último dia; mas segundo porta-vozes da JMJ,  já não figurará mais na página:

http://www.wjt2005.de/index.php?id=968&backPID=5&tt_news=273