Em uma entrevista sobre os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, da que será anfitrião, o Arcebispo de Colônia, Cardeal Joachim Meisner, assinalou que o evento é uma reunião para jovens, não para “gente de anteontem” como os teólogos dissidentes Eugen Drewermann ou Hans Küng.

Em uma entrevista concedida ao jornal de Bonn “General-Anzeiger”, o Cardeal Meisner assinalou que Hans Küng e Eugen Drewermann não são presenças desejadas na próxima JMJ. “Todo o evento está orientado a ser um encontro de jovens e não de ‘seniors’”, destacou.

“Para eles (Küng e Drewermann) não há nada previsto aqui, pois aos jovens não lhes interessa nenhuma das velhas tolices que destilaram por muito tempo. Não se necessita na JMJ a nenhum Drewermann nem Küng, nem nada tresnoitado”, disse o Arcebispo de Colônia.

Tanto Drewermann como Küng lançaram críticas contra a JMJ, acusando-a de “triunfalismo”, e um grupo dissidente insinuou que poderia trazer ambos os teólogos para um evento paralelo.

O Cardeal assinalou além que o Encontro em Colônia “será o primeiro com a presença especial de dois Papas, um desde o alto, e o outro aqui embaixo no mundo”. “Desejo –disse o Cardeal– que todos os que cheguem até aqui, retornem muito mais contentes que quando chegaram, e que nós aqui fiquemos muito mais contentes e satisfeitos que quando os acolhemos”.