A emblemática Catedral de Notre Dame (Nossa Senhora), que sofreu um terrível incêndio em 15 de abril, é considerada uma obra-prima da arquitetura gótica e um destino obrigatório para os turistas que visitam a cidade de Paris, na França.

A seguir, alguns dados que mostram por que essa catedral é tão importante para o mundo.

1. É um Patrimônio da Humanidade

A catedral foi designada "Patrimônio da Humanidade" pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1991.

2. É o templo mais visitado da Europa

Recebe por ano cerca de 13 milhões de pessoas de todo o mundo (uma média anual de mais de 30.000 pessoas por dia). Nos dias de maior afluência, pode receber até 50.000 peregrinos e visitantes. A entrada é gratuita.

3. Foi cenário de acontecimentos históricos

No local, foram realizados alguns eventos históricos como a coroação de Henrique VI da Inglaterra, em 1429, e a de Napoleão Bonaparte, em 1804. Além disso, Joana d'Arc foi beatificada nesta catedral, em 1909.

4. Sua construção levou mais de 180 anos

A construção de Notre Dame na Île de la Cité (ilha da Cidade, em português), uma pequena ilha no centro de Paris, cercada pelas águas do rio Sena, durou 182 anos. Começou em 1163 e foi concluída em 1345.

No lugar onde está localizada, havia anteriormente uma catedral românica. Ali mesmo foi construída a primeira igreja cristã de Paris, a Basílica de Saint-Etienne, por volta do ano 528.

5. Dentro dela se guardava a Coroa de Espinhos que teria sido usada por Jesus

A coroa de espinhos que Jesus teria usado é uma das mais importantes relíquias do cristianismo e era conservada dentro da Catedral de Notre Dame, junto com um fragmento da Cruz e um cravo da Paixão.

6. É cenário de um famoso romance de Victor Hugo

A catedral também é cenário do romance de Victor Hugo "O Corcunda de Notre Dame", que foi publicado em 1831. O livro conta a história de Quasimodo, que se apaixona por uma cigana chamada Esmeralda. O sucesso deste clássico despertou a consciência sobre a importância do local.

7. Tem um dos órgãos mais prestigiados do mundo

O órgão principal da catedral é um reconhecido instrumento de Aristide Cavaillé-Coll, um dos mais importantes fabricantes de órgãos do século XIX. O instrumento possui cinco teclados de 56 notas, um pedal de 32 notas, 109 jogos, 111 registros e 7.374 tubos.

8. Contém obras de arte inestimáveis

No seu interior se encontram obras-primas como "A Visitação", de Jean Vouvenet, de 1716, e "São Tomás de Aquino, Fonte da Sabedoria", de Antoine Nicolas, de 1648, entre as mais emblemáticas.

9. Seu telhado estava cheio de abelhas

Mais em

De acordo com o site oficial da Catedral de Notre Dame, na primavera de 2013, uma colmeia se formou no teto da sacristia. Desde então, o templo está associado à preservação da biodiversidade com o objetivo de lembrar a beleza da Criação e a responsabilidade do homem com a natureza.

10. O edifício tem grandes dimensões

A parte mais alta do templo é o pináculo do centro de 96 metros de altura. As duas torres laterais medem 69 metros, enquanto o teto tem uma altura de 43 metros. O comprimento total da propriedade é de 128 metros por 12 metros de largura. A fachada ocidental tem uma largura de 40 metros com uma área total de 4.800 metros quadrados.

Confira também: