Na histórica Catedral de Notre Dame de Paris (França), eram guardados importantes tesouros religiosos e históricos, além disso, cabe recordar que em meados do século XX uma imagem de Nossa Senhora de Guadalupe foi coroada em seu interior.

Em 15 de abril, um incêndio ocorreu na histórica Catedral de Notre Dame, em Paris. Segundo as autoridades, a estrutura do templo teria sido salva, assim como as relíquias da Coroa de Espinhos e um fragmento da Cruz de Jesus.

Ainda se desconhece o estado de muitos dos outros importantes objetos religiosos que a catedral guardava em seu interior.

Os trâmites para a coroação de Santa Maria de Guadalupe na Catedral de Paris começaram em 1938, a pedido do então Arcebispo do México, Dom Luis María Martínez, e do Arcebispo de Guadalajara, Dom José Garibi.

O Papa Pio XII, de acordo com a revista semanal ‘Desde la Fe’, da Arquidiocese do México, deu sua aprovação.

No entanto, a Segunda Guerra Mundial, que começou em 1939 e terminou apenas em 1945, prejudicou o projeto.

Depois da guerra, em 26 de abril de 1949, a coroação de Santa Maria de Guadalupe aconteceu na Catedral de Notre Dame.

A imagem foi feita pela Fábrica de Mosaicos do Vaticano, com as mesmas medidas que a tilma original, e recebeu a bênção de Pio XII em Roma.

A coroa, em ouro de 18 quilates, foi feita em Roma com ornamentos de pérolas e esmeraldas.

Finalmente, em 25 de setembro de 2013, uma imagem de São Juan Diego Cuauhtlatoatzin, vidente da Virgem de Guadalupe, foi entronizada para acompanhar a imagem de Santa Maria na catedral parisiense.

Confira também: