Esta manhã a Praça São Pedro foi cenário de uma significativa comemoração de um grupo de fiéis ao Papa Bento XVI. Os peregrinos soltaram a voar mais de quatro mil pombas.

"Queríamos fazer esta homenagem a Bento XVI, por sua recente eleição e por ser um autêntico mensageiro da paz", disse Christian Cossa, um dos organizadores desta homenagem.

O ato teve também como objetivo "ser um sinal de esperança por um futuro de paz", pois as pombas, como explicaram os organizadores a Rádio Vaticano, "voarão por todo lugar levando uma mensagem de paz ao mundo inteiro".

Conforme assinala a agência ANSA, a comemoração coincide com uma corrida internacional de pombas mensageiras, organizada pelas Federações Columbófilas da Hungria, Romênia, Áustria, República Tcheca, Eslováquia e Itália.

A iniciativa não é nova, pois durante os festejos do Grande Jubileu do ano 2000, o Papa João Paulo II soltou duas mil pombas ao finalizar uma audiência geral na Praça São Pedro, provenientes de um grupo de columbófilos de Gdansk, Polônia. Naquela ocasião, algumas pombas chegaram a cobrir distâncias de até mil e 500 quilômetros para chegar até seus pombais de origem.