O Papa Bento XVI nomeou novo Bispo Auxiliar da diocese de Reconquista (província da Santa Fé) ao Padre Ramón Alfredo Dus, de 49 anos, atualmente reitor do Seminário Maior de Paraná.

Conforme informou a Agência Católica Argentina AICA, Monsenhor Ramón Alfredo Dus, “um dos mais prezados biblistas da Argentina”, nasceu em São Lorenzo, Província de Correntes, em 22 de maio de 1956.

Depois de completar seus estudos eclesiásticos no seminário Nossa Senhora do Cenáculo de Paraná, foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1980, na catedral Nossa Senhora do Rosário, de Paraná, pelo Arcebispo Dom Adolfo Servando Tortolo.

Em 1983 foi designado Vice-pároco da basílica Nossa Senhora do Carmo, do Nogoyá (Entre Rios), e em 1984 da catedral de Paraná.

Transcorreu vários anos em Roma para completar seus estudos e obteve, em 1988, a licenciatura e em 1999 o doutorado em Sagrada Escritura, no Pontifício Instituto Bíblico.

De retorno à Argentina, entre os anos 1989 e 1993 foi professor no Seminário Metropolitano Nossa Senhora, da Arquidiocese da Santa Fé. Foi também Professor no Seminário de Paraná –onde também se desempenhou como formador–, e em vários institutos de Teologia.

Desde 3 de março de 2000 é Reitor do Seminário Maior de Paraná.