Com o fim de atender pastoralmente aos milhares de turistas estrangeiros que veraneiam na franja litorânea de Valência, várias paróquias e capelas da Arquidiocese oferecem aos turistas estrangeiros celebrações litúrgicas em diversos idiomas, principalmente inglês e alemão.

Em declarações à agência Avan, o vigário episcopal Juan José Lloréns, assinalou que as paróquias da Costa Branca de Alicante, na sua região norte integrada na arquidiocese de Valência, estão mais capacitadas para celebrar Missas em outros idiomas para os turistas católicos.

O vigário indicou que entre os templos que oferecem estas celebrações eucarísticas figura a paróquia do Santo Antonio Pádua da Denia, onde se celebra a Missa em alemão todos os domingos e festivos às 18h. Do mesmo modo, Xàbia, Vergel e Els Poblets, também oficiam missas em outras línguas.

Segundo o P. Francisco Llopis, pároco de Nossa Senhora dos Desamparados de Moraira, em sua paróquia se celebram todos os domingos às 11h Missas em castelhano, mas que “dependendo da assistência de fiéis estrangeiros alternam com textos em outros idiomas, fundamentalmente, inglês, alemão, holandês e francês”, declarou.

Do mesmo modo, o sacerdote informou que antes daquela Missa, às 10h, no templo também se celebra uma eucaristia, chamada “Missa internacional”, que se oficia em latim na qual fiéis estrangeiros lêem a primeira e segunda leitura em suas respectivas línguas.