Uma Igreja mais missionária, ativa e comprometida na construção de uma nova sociedade, anunciou Dom Ovidio Pérez Morales, Presidente do Concílio Plenário da Venezuela, que concluiu ontem.

Em conferência de imprensa, o Prelado informou que durante o Concílio se tomaram decisões que farão da Igreja no país, uma Igreja mais protagônica, muito mais bíblica e “muito mais formadora da fé dos venezuelanos”, porque embora a maioria da população se confessa católica, “têm grandes lacunas na fé e grandes incoerências na prática”.

Acrescentou que se dará maior ênfase à pastoral familiar, ajudando-as “a avançar no que o Senhor quer delas”. Se terá uma Igreja, afirmou, “muito mais solidária e atenta à situação dos direitos humanos, aberta à participação dos leigos e dialogante frente às outras confissões”.

Dom Pérez, Bispo Emérito de Los Teques, informou que falta que a Santa Sé aprove os quinze documentos emitidos e que as mudanças serão progressivas. Esclareceu que não recuará na postura do Episcopado em relação aos problemas do país, pelo contrário significará “uma retomada mais contundente da missão que tem na sociedade”.

O Prelado indicou que a decisão de refletir sobre o caminho avançado pela Igreja na Venezuela se tomou em 1996. Nesse então, disse, decidiu-se “fazer uma análise da situação e traçar as estratégias e normas que vão guiar à Igreja nos próximos anos”.

“Assim como a Igreja Católica hoje não é a mesma que existia antes do Concílio Vaticano II, tampouco o será a Igreja na Venezuela”, afirmou.

Inauguram novo sítio Web

Por outro lado, a Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), aproveitou a clausura de seu Concílio Plenário para anunciar seu novo sítio Web, no qual colocaram a disposição das paróquias os documentos, notícias e comunicados emitidos com antecedência pelos bispos, entre outras novidades.

O sítio é http://www.cev.org.ve/