A necessidade de estudar e pôr em prática os ensinamentos sociais da Igreja na Argentina e América Latina, foi sublinhada pelo Presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Social, Dom Carmelo Giaquinta, durante a apresentação do Compêndio da Doutrina Social da Igreja na sede da Universidade Católica Argentina (UCA).

O Prelado destacou a importância e utilidade destes ensinamentos para obter uma ordem social justa e pacífica nas nações latino-americanas, que avance da mão com um verdadeiro progresso humano.

No ato também se assinou um convênio entre a UCA e a Pontifícia Universidade Lateranense, para desenvolver conjuntamente uma Mestria em Doutrina Social da Igreja.

Por sua parte, o Presidente do Instituto Pastoral Redemptor Hominis da Universidade Lateranense, P. Denis Biju-Duval, afirmou que o Compêndio é uma síntese atualizada do Magistério Social da Igreja, “onde brilham com um resplendor especial os ensinamentos conciliares, e também a do último pontificado”.

Além disso, explicou que o texto é “um instrumento especialmente valioso” no qual os fiéis podem “verificar a índole eclesiástica de seus compromissos sociais”. O Compêndio, adicionou, é “uma verdadeira fonte de inspiração para dar as respostas sempre novas aos desafios dos tempos, em plena comunhão com toda a Igreja”.

O texto conta com 570 páginas e foi editado pela Conferência Episcopal Argentina, com ajuda econômica dos bispos alemães.