O religioso britânico Paul McAuley, um membro do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs de La Salle, foi encontrado morto em 2 de abril na Comunidade Estudantil Intercultural La Salle, localizada no distrito de Belém, na cidade de Iquitos, na selva do Peru.

"Ofereçamos nossas orações, unindo-nos a todos aqueles que conheceram o nosso querido irmão”, indica um comunicado assinado pelo irmão Jorge Antonio Aguilar Reyna, Visitador do Distrito Bolívia-Peru dos irmãos de La Salle.

Por sua parte, a Conferência Episcopal Peruana (CEP) expressou em um comunicado "suas condolências ao Irmão Visitador, Jorge Aguilar, superior da congregação no Peru, e a todos os Irmãos de la Salle".

"A Conferência Episcopal Peruana pede às autoridades que esclareçam os fatos e encontrem os responsáveis ​​por este ocorrido", acrescenta o texto.

Segundo a imprensa, estão investigando se foi homicídio ou suicídio.

Paul McAuley foi presidente da Rede Ambiental Loretana e assessor da Organização de Estudantes da Amazônia Peruana. Foi também um conhecido defensor do meio ambiente, indica a CEP.

Nasceu em Portsmouth (Inglaterra), em 29 de outubro de 1947. Filósofo e matemático, com Mestrado em Teologia, mudou-se para o Peru em 1995 e se instalou no bairro Puente Piedra, em Lima, onde fundou a escola Fé e Alegria nº 43, em uma região de muita pobreza.

Mais tarde, trabalhou em Moyobamba e em San José de Amazonas.

Nos últimos 19 anos, Irmão Paul McAuley viveu em Iquitos. Lá, foi assessor na estação de rádio ‘A Voz da Selva’, do Instituto Superior Pedagógico Público de Loreto, a cargo dos Irmãos de La Salle.

Participou de vários projetos de desenvolvimento nos povoados ribeirinhos da Amazônia e Huallaga (San Martín).

Também se dedicou a angariar fundos para que os estudantes indígenas que chegavam a Iquitos para estudar não abandonassem os estudos por falta de dinheiro.

Confira também: