O Presidente da Conferência Episcopal Peruana (CEP), Dom Hugo Garaycoa, esclareceu que os bispos presentes nas províncias do norte,  Ayabaca, Huancabamba, Santo Inácio e Jaén, não alentam os enfrentamentos violentos entre policiais e povoadores que deixaram até o momento um morto e vários feridos.

Segundo um comunicado assinado por Dom Garaycoa, “a presença dos Bispos nesse lugar e em meio desta situação difícil não corresponde a um interesse de tipo político mas sim a um interesse por incentivar a paz e o diálogo, a fim de alcançar, com claridade, caminhos de solução em meio de um contexto no qual infelizmente existem alguns setores com posições fixas que não procuram o necessário e urgente consenso”.

“Tanto Dom Daniel Turley, Bispo de Chulucanas, como Dom Francisco Muguiro, Pró Vigário Apostólico de Jaén, têm presente que seu trabalho como Pastores da Igreja nesta zona do Peru é promover o respeito da vida e a harmonia social. De maneira nenhuma contribuíram a impulsionar o conflito nem a violência. Justamente o contrário, desde o início manifestaram que a solução a este problema deve ser pacífica e através de um diálogo sincero”, esclareceu.

Dom Garaycoa precisou que “em nome dos Bispos desta zona e no meu próprio, rechaçamos toda violência que infelizmente cobrou já a vida de um dos habitantes do lugar. Rechaçamos, também, a agressão que se realizou em contra do Vice-ministro do Ministério de Energia e Minas, em Santo Inácio, mas se deve esclarecer que este ato violento foi realizado por um setor intransigente que deu as costas ao diálogo”.

“A Igreja nessa região do Peru velou por uma adequada atenção dos feridos e se preocupou por aqueles que resultaram detidos”, indicou e advogou por “procurar a esperança em meio desta situação difícil para encontrar a justiça e a paz, e portanto ter confiança no diálogo e procurar, por acima de tudo, uma saída pacífica e eficaz”.