O Bispo de Auchi (Nigéria Central), Dom Gabriel Dunia, em visita realizada à Igreja que Sofre (AIS) ressaltou a necessidade de fomentar nos meninos o diálogo inter-religioso, principalmente nas escolas católicas, a exemplo de sua diocese onde permitem que os “estudantes muçulmanos rezem suas orações em árabe, mas também os convidamos a rezar conosco –porque- a religião nunca deve ser um obstáculo para a amizade”.

O Prelado comentou a boa relação que têm na sua diocese os muçulmanos e os cristãos, colocando-se a si mesmo como exemplo de diálogo inter-religioso.

“Nasci no seio de uma família muçulmana no Benin (África). Meu pai só foi batizado antes de morrer, mas meus pais enviaram-nos a escolas católicas desde o primário, por isso sempre estava com sacerdotes e catequistas”, e adicionou que, embora sua família não entendia seu chamado vocacional, “finalmente, aceitaram a minha vocação”.

O Prelado acrescentou que na sua diocese os muçulmanos consideram muito “úteis as Atividades católicas, especialmente, as educativas” acrescentou que “muitos jovens muçulmanos descobrem o valor da Igreja nas escolas católicas, e muitos se convertem ao Catolicismo”.