A banda argentina de rock RESGATE, que assegura ser “o único artista de fala hispana” que participará do concerto de clausura da 20º Jornada Mundial da Juventude se gaba de criticar ao Papa Bento XVI.

RESGATE é a sigla da banda de “rock gospel” argentino que significa “Reis ao Serviço de Cristo Ante Tempos Extremos” e está formado por oito músicos que conforme declararam recentemente à imprensa chilena, procuram “transmitir a mensagem de Jesus em uma linguagem que resulte compreensível para qualquer pessoa”

Durante sua primeira visita ao Chile, o grupo assinalou que “no pessoal, pensamos que o Papa não é o representante de Deus na Terra. Jesus veio para evitar qualquer intermediário entre Deus e o homem, por isso nossa relação com Ele é direta”.

“Parece-me que a força do Papa é mais política do que espiritual”, assinalou Ulises Eyherabide, vocalista, compositor, e líder do grupo; e adicionou que “este Papa tão ortodoxo, tão rígido e pouco ecumênico ante os olhos de alguns, possivelmente surpreenda pelas mudanças que possa chegar a ter, obrigado por uma política que não poderá evitar”. “Dever substituir ao João Paulo II, obviamente, tem um conteúdo mais político do que espiritual”, adicionou.

Respeito a sua identidade religiosa, RESGATE assinala que “somos seguidores de Cristo, por acima das identidades. Podes-te definir como católico e ser… Não sei… Hoje existe um Papa que, teoricamente, representa a toda a Igreja. Entretanto, há críticas que dizem que não é assim. Então, para que dividir mais a um Jesus que em realidade veio para toda a Humanidade? A religião se encarregou de fazer diferenças”.

RESGATE é o conjunto que não só representará a voz hispana, de maioria católica, no concerto de clausura da Jornada Mundial da Juventude em 21 de agosto, que será irradiado a mais de setenta países; senão que também a sua canção “Quitamancha” (Tiramancha) formará parte de um disco chamado “Building One World”, (Construindo um Mundo), que perenizará este momento do maiorevento católico do mundo e que precisamente terá ao Papa Bento XVI como a figura central.

Douglas Archer, co-fundador da Rede de Música Católica, assinalou conhecer muito pouco do conjunto. “Em todo caso, sim conheço muitos outros grupos hispanos excelentes, muito conhecidos, e plenamente católicos, que poderiam fazer um grande papel na Jornada Mundial da Juventude”.