O Secretário do Papa Emérito Bento XVI e Prefeito da Casa Pontifícia, Dom Georg Gänswein, disse que ao fundar o canal católico EWTN, Madre Angélica contribuiu decisivamente para que os leigos "estejam no comando da barca da Igreja" nestes tempos de crise.

Assim indicou o Arcebispo na Missa celebrada nesta quarta-feira na igreja de Santa Maria da Piedade, no Campo Santo Teutônico do Vaticano, por ocasião dos três anos da morte da religiosa norte-americana.

Para os jornalistas da EWTN e do Grupo ACI que participaram da Missa, o Prelado recordou que Madre Angélica fundou a EWTN em 12 de dezembro de 1980 na festa de Nossa Senhora de Guadalupe, a quem consagrou esta importante obra que agora chega a milhões de pessoas no mundo.

Em sua homilia, o Arcebispo explicou que a igreja de Santa Maria da Piedade fica em um lugar onde muitos morreram mártires nos primeiros séculos do cristianismo, onde deram testemunho de Cristo até o sacrifício máximo.

"Outro significado da palavra mártir que não é tão dramático é o de intermediário. Esses são vocês, queridos irmãos e irmãs, que trabalham nos meios de comunicação. A Madre Angélica, fundadora da EWTN, com seu gênio visionário, reconheceu o papel que vocês tinham nesta nova era da comunicação, na qual, voluntária ou involuntariamente, a Igreja Católica ingressou", disse Dom Gänswein.

Após indicar que "agora são chamados a serem testemunhas de um modo totalmente novo e particular", o Arcebispo ressaltou que, "embora Madre Angélica tenha sido consagrada, com a fundação da EWTN contribuiu decisivamente ao chamado dos leigos para o comando da barca da Igreja".

Depois de indicar que os abusos, "com uma tinta satânica", geraram desconfiança generalizada dos sacerdotes e de toda a Igreja, o Arcebispo observou que "a Igreja assim como nós a conhecemos, como a que transmite a fé, que é uma de suas tarefas essenciais, parece debilitada como nunca antes. A fé nela sofreu uma ferida mortal".

"Desta forma, hoje vocês são chamados a uma tarefa que Madre Angélica não poderia ter imaginado. De fato, com a fundação da EWTN, estendeu aos leigos o serviço apostólico do anúncio como nunca antes. Na crise do clero, todos os sacerdotes do mundo precisam de testemunhos como nunca antes como o de vocês em nossa Igreja".

Isso significa, continuou o Arcebispo, "que vocês já não são mais responsáveis apenas pela divulgação das notícias ou de um relato impressionante e honesto, como seus colegas dos meios seculares, mas são também, agora mais do que nunca, responsáveis pelo núcleo de todas as boas notícias: o Evangelho”.

"Isso significa que hoje, seguindo a Madre Angélica, vocês também são chamados a difundir de um modo totalmente novo, com os meios mais modernos, em liberdade e junto ao Magistério da Igreja, a notícia mais importante de todos os tempos: a notícia da encarnação de Deus como a maior novidade que o mundo jamais viu ou ouviu".

"Na obra da Madre Angélica, este chamado chega até vocês, como chegou por muitos séculos da nossa história aos artistas e às fábricas que elaboraram as grandes catedrais nos centros históricos das nossas cidades, e as obras-primas de vitrais", continuou Dom Gänswein.

Isto, explico, acontece “porque hoje, para formar as consciências e a sociedade, já não contam tanto as grandes catedrais, e sim as imagens do mundo da mídia, que fluem nos incontáveis smartphones que estão nas nossas mãos".

Depois de destacar que a querida religiosa "profetizou" um "processo revolucionário de transformação da linguagem", o Arcebispo disse que isso a levou a fundar um canal de TV "para poder novamente contar, hoje e amanhã, a fé da Igreja através da nova linguagem das imagens em movimento”.

O Prelado recordou também que, após a partida da Madre Angélica, o Papa Francisco disse que estava convencido de que ela estava no céu, aludindo ao "fato de que Deus, em momentos de dificuldade da Igreja, sempre chama pessoas para que nos ajudem de um modo especial diante dos perigos", como Santo Atanásio, diante da confusão de Ário, ou Santo Cura d´Ars, após a Revolução Francesa.

"Com a Madre Angélica, a Igreja que é una, santa, católica e apostólica, também recebeu um presente para o futuro digital, uma apóstola e profeta de quem também podemos aprender que sempre podemos esperar confiantes um milagre, em particular nas horas mais difíceis da história”.

Como exemplo, o Arcebispo recordou Nossa Senhora de Guadalupe, Imperatriz da América, quando disse a São Juan Diego: "Escuta, e põe em teu coração, filho meu, o menor: nada te assuste, nada te aflija. Não se perturbe teu rosto, teu coração... Não estou eu aqui, que sou tua Mãe? Não está sob minha sombra e amparo?... Que nenhuma outra coisa te aflija ou perturbe. Amém".

Entre os meios de comunicação da EWTN está o Grupo ACI, formado pelas agências ACI Prensa (espanhol), ACI Stampa (italiano), ACI Digital (português), Catholic News Agency (inglês) e CNA Deutsche (alemão).

Atualmente, a emissora de televisão tem mais de 268 milhões de telespectadores em mais de 145 países, tornando-se o maior canal de televisão católica do mundo.

Confira também:

Mais em