Padre John Bako Shekwolo foi sequestrado na segunda-feira, 25 de março, em sua casa na cidade de Ankuwa, estado de Kaduna, na região centro-norte da Nigéria, na África.

Segundo informa a agência vaticana Fides, o sequestro do sacerdote que serve como pároco da igreja de Santa Teresa, em Ankuwa, foi confirmado em um comunicado emitido pelo Chanceler da Arquidiocese de Kaduna, Mons. Daniel J. Kyomm.

"Lamentamos ter que anunciar que um dos nossos sacerdotes, Pe. John Bako Shekwolo, foi sequestrado por desconhecidos. Enquanto pedimos aos fiéis que rezem para que seja libertado rapidamente, apelamos às consciências daqueles que o sequestraram para que não o prejudiquem", indica o texto.

A polícia local garantiu que está fazendo todo esforço possível para libertar o sacerdote, enquanto a Associação dos Cristãos da Nigéria (CAN), que reúne várias confissões cristãs no país, condenou este acontecimento lamentável.

John Joseph Hayab, presidente da instituição, indicou que "a CAN condena energicamente o sequestro de Pe. John Bako Shekwolo. Ao alertar que os sequestros no estado de Kaduna se tornaram um grande negócio, exortamos os sequestradores para que libertem o sacerdote".

"É triste que o estado de Kaduna tenha se tornado o centro do negócio de sequestros e que o governo não faça quase nada para acabar com isso. Isso mostra que há uma falha de governança em relação à segurança da vida e da propriedade", indicou Hayab.

Este sequestro ocorre poucos dias depois que outro sacerdote foi encontrado morto na Nigéria, Pe. Clement Rapuluchukwu Ugwu, pároco da igreja de São Marcos, em Obinofia Ndiuno, no estado de Enugu. Seu corpo foi encontrado em 20 de março perto do local onde foi sequestrado no dia 13.

Confira também: