O Presidente dos Estados Unidos, George Bush, assinalou na segunda-feira que a teoria do “desenho inteligente” deveria ensinar-se junto com a do evolucionismo nas escolas do país.

O anúncio foi feito ante os méios do estado de Texas. O mandatário indicou que “ambos os lados devem ser adequadamente ensinados para que as pessoas podem entender qual é o assunto do debate”.

De acordo à transcrição oficial das declarações, Bush também comentou que "parte da educação consiste em mostrar às pessoas distintas escolas de pensamento... Estão-me perguntando se a gente deve abrir-se a diferentes ideia e minha resposta é sim”. Por sua parte, John G. West, do Seattle's Discovery Institute, indicou que “as declarações do Presidente são adequadas já que defendem a liberdade de expressão quanto às teorias da evolução, e apóiam o direito dos estudantes a escutar distintos pontos de vista a respeito”.

As declarações do Presidente acontecem quase dois meses após do editorial do Arcebispo de Viena, Cardeal Christof Schonborn, publicado no New York Times, no qual clarificou a posição da Igreja em torno da evolução. No artigo, o Cardeal precisou que a escola neo-darwinista ou a escola que afirma que não existe desenho inteligente detrás da criação, é incompatível com o ensino da Igreja Católica e entra em conflito com a natureza mesma.

Atualmente, existe um debate nacional quanto a adicionar ou não as teorias do evolucionismo nos programas das escolas do país. Em uma escola da Pennsylvania, por exemplo, há uma luta sobre a possibilidade de colocar ou não adesivos nos textos de biologia, nos quais se afirma que a teoria da evolução é justamente isso, uma teoria e não um fato provado.