O Vaticano divulgou na segunda-feira, 25 de março, o programa oficial da viagem apostólica do Papa Francisco à Romênia de 31 de maio a 2 de junho de 2019. O principal evento da viagem será a beatificação dos 7 Bispos Greco-Católicos mártires assassinados pelas autoridades comunistas entre 1950 e 1970.

Sexta-feira, 31 de maio

O desembarque do Santo Padre no Aeroporto Internacional de Bucareste está previsto para as 11h30 (hora local) da sexta-feira, 31 de maio. A acolhida oficial será no aeroporto, depois, irá para o Palácio Presidencial de Cotroceni, onde acontecerá a cerimônia de boas-vindas, além da visita de cortesia ao presidente da Romênia e o encontro com o primeiro-ministro do país.

Às 13h, ainda no Palácio da Presidência, o Papa fará o primeiro discurso da viagem dirigido às autoridades, a sociedade civil e ao corpo diplomático.

Às 15h45, o Santo Padre terá um importante encontro ecumênico privado com o Patriarca da Romênia no Palácio do Patriarcado, depois com o Sínodo Permanente da Igreja Ortodoxa Romena, no qual está previsto um segundo discurso.

Na nova Catedral Ortodoxa, o Papa rezará o Pai-Nosso e lerá uma breve saudação. Finalmente, celebrará a Santa Missa na Catedral Católica de São José.

Sábado, 1º de junho

No sábado, 1º de junho, o Papa irá para Bacau, onde deverá chegar às 10h10. Nesta cidade, celebrará a Santa Missa no Santuário de Sumuleu-Ciu. Em seguida, seguirá para Iasi, onde às 17h25 visitará a Catedral de Santa Maria Rainha.  Depois, terá um encontro mariano com jovens e famílias na praça em frente ao Palácio de Cultura, onde pronunciará um discurso.

Domingo, 2 de junho

No último dia da viagem apostólica à Romênia, o Papa Francisco viajará para Sibiu, onde chegará às 9h40, Nesta cidade, presidirá, no Campo da Liberdade de Blaj, a Beatificação dos 7 Bispos Greco-Católicos Mártires assassinados pelas autoridades comunistas depois da Segunda Guerra Mundial.

Após o almoço, o Papa terá um encontro com a comunidade nômade de Blaj. Terminado o encontro, o Santo Padre seguirá para o aeroporto de Sibiu, onde acontecerá a cerimônia de despedida antes de retornar a Roma, às 17h30.

Confira também: