O Papa Francisco destacou a importância do "turismo lento", que se contraponha ao de massas – marcado pelo consumismo – e que "promove a qualidade e a experiência, a solidariedade e a sustentabilidade".

O Pontífice fez este convite em 22 de março, durante a audiência concedida aos membros do Centro Turístico Juvenil, por ocasião dos 70 anos de sua fundação.

O Santo Padre recordou que esta associação surgiu quando alguns jovens da Juventude da Ação Católica, durante uma viagem realizada com Pe. Carlo Carretto, tiveram no trem que os levava até Genebra a inspiração do “turismo lento”.

Por isso, indicou, propuseram “ser portadores de vínculos sociais inspirados na participação e na visão integral da pessoa humana, cultivando o sonho de animar e transformar o ambiente social, através de várias atividades recreativas e culturais".

Assim, o Centro Turístico Juvenil promove "um turismo que não é inspirado nos padrões do consumismo ou que deseja somente acumular experiências, mas que é capaz de favorecer o encontro entre as pessoas e o território, e fazer crescer no conhecimento e respeito recíproco".

"Se eu visito uma cidade, é importante que eu conheça não somente os monumentos, mas também a história que existe por trás dela, como vivem os seus cidadãos e quais desafios enfrentam. Se subo uma montanha, além de me manter nos limites que a natureza me impõe, devo respeitá-la, admirando a beleza e protegendo o ambiente, criando laços com os elementos naturais formados de conhecimento, reconhecimento e valorização", explicou o Santo Padre.

Neste sentido, o Pontífice destacou que esse modo de viajar foi definido como "turismo lento", contrapondo-o ao turismo de massa, "pois promove a qualidade e a experiência, a solidariedade e a sustentabilidade".

"Como mascote desse turismo atencioso e construtivo, vocês escolheram uma tartaruga, representada no cartão de sócio deste ano, que com sua calma determinada nos ensina que a lentidão, se não é fruto da preguiça, gera atenção a lugares e pessoas, fidelidade à terra e dedicação a ela", expressou o Papa.

De fato, o Santo Padre explicou que a prática de "turismo lento, baseado na animação e educação cultural e ambiental, ajuda vocês a viverem de maneira diferente e mais consciente todo momento da vida cotidiana, incluindo o do trabalho e maior compromisso”, por isso, incentivou-os a manter “a amplitude de seus horizontes, viver os espaços com a lentidão vigilante da tartaruga e animar o tempo livre de uma maneira alegre e gratuita”.

Confira também: