Em 18 de agosto se cumprem 53 anos da morte do beato Padre Alberto Hurtado, quem em outubro próximo será canonizado. Por este motivo, agosto foi declarado o mês da solidariedade em sua honra.

No lançamento do mês da solidariedade, o Secretário Executivo da Comissão da Canonização, Padre Cristián Precht, apresentou o calendário oficial das Atividades por este mês que reune mais de 60 iniciativas solidárias em todo o país. O sacerdote destacou a importância deste mês como um “dar-se, mais do que dar”, e convidou aos chilenos a viver “profundamente a solidariedade e o amor pelo outro, inspirados pela figura do Padre Hurtado”, porque “o fundamental desta doação é o encontro humano, dar-se a outros e ao mundo”.

No Santuário do Padre Alberto Hurtado se inaugurou a Mesa do Encontro, um “convite a pensar o país que queremos a partir de cada uma das nossas vivências. É um chamado a reconstruir o mundo a partir do encontro dos chilenos, à maneira do Padre Hurtado”, comentou o presbítero e se iniciou a campanha de coleta de mantimentos não perecíveis que serão distribuídos em Buin (Santiago) na caminhonete verde do Beato chileno.

O Padre Precht mostrou o quadro com a imagem oficial que estará no Vaticano durante a cerimônia; e a canção oficial da canonização "Canção para um Santo Amigo", hino composto pelo Jaime de Aguirre e Sergio Bravo e interpretado pela cantante chilena Cecilia Echenique. O hino reúne as diferentes etapas da vida deste beato chileno.

Para escutar o hino e conhecer mais sobre o Padre Alberto Hurtado visite a página http://www.canonizacion.cl.