Através de uma mensagem de vídeo, o Papa Francisco encorajou todos os argentinos a receberem "com carinho" uma imagem de Nossa Senhora de Fátima que deixará Portugal para iniciar uma peregrinação pela Argentina em 2 de abril. 

"Vocês vão receber a Virgem de Fátima. A diocese recebe a Mãe que vem visitá-los, ela vem dizer que os ama, que cuida de vocês. Recebam-na com carinho. Ela não vem sozinha, traz um grande presente", manifestou o Papa Francisco.

Como exemplo, o Santo Padre mostrou uma bela imagem de Maria com o Menino Jesus e disse: "A Virgem parece ser o centro, mas não, o centro é Jesus. Olhem para as mãos, parecem uma escada; é Maria quem torna possível a descida de Jesus até nós, e é essa mãe que vai visitá-los".

"Assim, quando receberem a sua visita, agradeçam-lhe por ter trazido Jesus e agradeçam-lhe por este mandamento tão grande que dá para todos nós: 'Fazei tudo o que Ele vos disser' Recebam a Virgem, façam-lhe festa porque é a Mãe e, sobretudo, pelo presente que lhes traz, que é Jesus. Que Deus os abençoe e rezem à Virgem por mim também”, finalizou o Papa Francisco.

Após a estreia mundial do filme "Fátima, o Último Mistério" em novembro do ano passado, um grupo de leigos de paróquias e movimentos eclesiais solicitou ao Santuário de Fátima, em Portugal, enviar uma das 13 réplicas da Virgem que peregrinam pelo mundo.

A resposta favorável chegou em 14 de janeiro e o grupo de fiéis criou a Missão Fátima Argentina, com o apoio da Missão Fátima Colômbia, país que recebeu a visita da imagem mariana em maio de 2018.

A Imagem Peregrina nº 10 de Nossa Senhora de Fátima chegará no dia 2 de abril a Buenos Aires. E, embora inicialmente devesse retornar em novembro, a organização da Missão Fátima Argentina teve que solicitar uma prorrogação da visita até meados de 2020, por causa do grande interesse demonstrado pelos fiéis.

"Sabemos quando a peregrinação começará, mas não quando terminará. Maria dirá", explicou o porta-voz da atividade, Marcelo de Arrechea.

Arrechea disse ao Grupo ACI que o objetivo da atividade é "criar um ambiente parecido com o que se vive no Santuário de Fátima, despertando a devoção pela mensagem da Virgem como chamado à conversão do coração".

Com esse fim, a missão se desenvolve através dos dois pilares da mensagem de Fátima: a oração e a conversão dos pecadores.

Segundo o Santuário de Fátima, esta “é a primeira vez que a Imagem Peregrina nº 10 estará na Argentina”. Anteriormente, há registo da visita da Imagem Peregrina nº 2 em 2003 e 2004; nº 5 em 2010; e nº6 em 2009 e 2011.

Até o momento, assinala o Santuário mariano, está confirmada a passagem da imagem por 24 dioceses: Venado Tuerto, Villa de la Concepción del Rio Cuarto, La Plata, Villa María, Rosario, San Isidro, Santo Domingo en Nueve de Julio, Formosa, Nicolás de los Arroyos, San Francisco, Chascomús, Oberá, Mar del Plata, Morón, Azul, Gregorio de Laferrere, Paraná, Mercedes-Luján, Salta Corrientes, Buenos Aires, San Luis, Santa Fé da Vera, e La Rioja.

O programa desta peregrinação incluirá orações do Terço, adorações ao Santíssimo Sacramento, vigílias noturnas, Consagração ao Imaculado Coração de Maria, procissões, visitas a presídios, hospitais, entre outras atividades.  

Confira também: