O Papa Francisco aprovou o decreto que reconhece o milagre atribuído à intercessão da Venerável Serva de Deus Maria Emilia Riquelme y Zayas, que permitirá sua beatificação.

Maria Emilia Riquelme y Zayas nasceu em Granada (Espanha), em 5 de agosto de 1847, e fundou a Congregação das Irmãs Missionárias do Santíssimo Sacramento e da Beata Maria Virgem Imaculada.

Pertencia à aristocracia espanhola, tinha uma excelente formação em francês, canto, equitação e bordado. Aos sete anos, disse que havia tido uma visão da Virgem Maria, por isso, em sua adolescência, consagrou-se à Nossa Senhora do Carmo, fazendo votos privados de castidade e virgindade.

Devido ao trabalho de seu pai, sua família teve que se mudar em diversas ocasiões. Quis entrar para a vida religiosa, mas seu pai a proibiu. Diante disso, dedicou-se a visitar os mais necessitados nas diferentes cidades da Espanha onde viveu.

Quando seu pai morreu, tentou ingressar em várias comunidades religiosas, mas não a aceitaram por causa de sua saúde delicada.

Entretanto, a Santa Sé lhe permitiu ter o Santíssimo Sacramento exposto em sua casa e, assim, nasceu o que depois seria a Congregação das Irmãs Missionárias do Santíssimo Sacramento e da Beata Maria Virgem Imaculada. Em 1938, o Papa Pio IX aprovou seus estatutos.

Em 10 de dezembro de 1940, Maria Emilia Riquelme faleceu na cidade de Granada (Espanha), aos 93 anos.

Atualmente, a congregação está presente na Espanha, em Portugal, Brasil, Colômbia, Bolívia e Estados Unidos.

Seu processo de beatificação foi aberto em 1980,na Arquidiocese de Granada; dois anos depois, foi aprovado pela Santa Sé e pela Congregação para as Causas dos Santos. Em 19 de março de 2019, foi reconhecido o milagre realizado por sua intercessão, que a levará a ser beatificada.

Confira também: