Sob o lema “Anteninha Missionária, evangelizando Cuba inteira” se realizou entre o 29 e 31 de julho na cidade de Camagüey, o II Congresso Nacional da Infância Missionária.

O evento, ao que assistiram cerca de 370 meninos e adolescentes, começou com o recebimento da imagem da Virgem da Caridade, que tinha estado em peregrinação pelos diferentes grupos missionários do lugar como preparação para as Atividades, e com o lançamento da "Anteninha Missionária”, o mascote que acompanhou aos meninos durante a jornada.

No Congresso organizado pelo Diretor Nacional das Obras Missionais Pontifícias (OMP) em Cuba, Padre Raúl Rodríguez Dago e do Secretário Nacional da Infância Missionária, Enrique Cabrera Nápoles; os assistentes se perguntaram por que são missionários e qual é seu papel no fortalecimento do trabalho missionário. Foi também um convite para descobrir o chamado de Jesus e convocar a outros meninos na vivência desta missão.

O Presidente da Conferência de Bispos Católicos de Cuba e Arcebispo de San Cristóbal de Havana, Cardeal Jaime Ortega Alamino, enviou uma mensagem aos missionários convidando-os a que não se “detenham nunca em seus trabalhos missionários, seja com pessoas maiores ou com jovens”, recordou-lhes que o “primeiro campo de trabalho para vocês são os meninos de sua idade que compartilham com vocês a escola, os jogos e as festas. Eles são os primeiros que devem ser convidados por vocês a conhecer o Jesus.

Lhes cabe dizer: ‘Venham e vejam como é bom o Senhor’. Que cada menino da Infância Missionária seja um apóstolo para outros meninos".