Duas conhecidas marcas de cosméticos anunciaram que farão uma parceria com a Planned Parenthood (PP) para lhe dar apoio financeiro durante o ano de 2019.

Trata-se da empresa canadense MAC Cosmetics e da norte-americana Benefit Cosmetics, que receberam o agradecimento da Planned Parenthood através de uma mensagem publicada em sua conta do Twitter em 12 de março.

A empresa MAC irá realizar uma doação de 500.000 dólares durante dois anos e destinará os lucros das vendas de sua linha de batom Viva Glam para Planned Parenthood, e assim "ajudar a ampliar seus programas de Chat/Text e seu novo bot de conversas sobre saúde sexual Roo".

Por outro lado, Benefit Cosmetics, através de seu programa Benefit "Bold is beautiful", ajudará a multinacional a financiar os atendimentos em “saúde sexual e reprodutiva” (que incluem o aborto e a anticoncepção) e seus programas de “educação sexual” em todos os Estados Unidos.

Annie Ford Danielson, embaixadora da beleza na Benefit, disse ao site ‘Refinery29’ que não querem que as pessoas tenham vergonha de procurar a Planned Parenthood.

"Principalmente na indústria da beleza, que busca oferecer apoio sem importar o que esteja acontecendo com a pessoa. Queremos usar nossa influência e alcance para ajudar estas mulheres a eliminarem este estigma”, disse Danielson.

Nancy Mahon, diretora executiva global do MAC AIDS Fund, disse que não vê a decisão de sua empresa "como uma doação politicamente carregada ou arriscada".

"O acesso aos cuidados médicos e o acesso a informações sobre saúde sexual fazem parte da autoestima, da beleza e da capacidade das mulheres de terem sucesso no mundo", afirmou.

Também John Demsey, presidente do MAC AIDS Fund, afirmou que é "um privilégio poder unir forças com eles (Planned Parenthood), ampliar seu programa de Chat/Text, que reúne pessoas que vão iniciar um diálogo sério sobre a saúde sexual e reprodutiva”.

Entretanto, a Planned Parenthood não está na área dos cuidados de saúde, mas se dedica principalmente ao aborto.

Seu relatório anual de 2018 enumera 332.757 abortos e um recorde de 1,66 bilhão de dólares em ingressos, incluindo aproximadamente 500 milhões de dólares gerados por impostos.

A presidente da Planned Parenthood, Leana Wen, também admitiu recentemente que o aborto é a sua "principal missão".

Desde julho de 2015, Planned Parenthood está envolvida em uma controvérsia, após a divulgação de uma série de vídeos do Centro para o Progresso Médico (CMP, na sigla em inglês) que revelaram negociações para traficar órgãos e tecidos de bebês abortados em suas clínicas.

Para se defender, a Planned Parenthood garantiu que não se tratava de venda de órgãos e tecidos, mas sim de doações.

Compra ou venda de tecido fetal humano é um crime federal nos Estados Unidos e tem uma pena de até 10 anos de prisão ou uma multa de até meio milhão de dólares.

Confira também:

Mais em